Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Março de 2015 às 17:59

    Imprimir


Evitar o desperdício de água passou a ser prioridade dos Poderes públicos constituídos, que buscam assegurar em lei, alternativas viáveis para frear o consumo e a poluição de rios e mananciais. Em Mato Grosso, o deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) apresentou projeto de lei obrigando a instalação de cisternas em todos os lava jatos que utilizam mais de 20 metros cúbicos na limpeza de veículos.


A matéria, de acordo com justificativa apresentada pelo deputado, objetiva incentivar o armazenamento das águas da chuva e sua utilização em atividades comerciais que tenham o líquido como a principal fonte. “Apesar do volume pluvial considerável em Mato Grosso, principalmente nos municípios da região amazônica, a água da chuva ainda é descartada. Evitar o desperdício e incentivar a conscientização é um dever do Estado”, afirmou o parlamentar.

A cisterna ou reservatório de armazenamento, é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais e esta pode sofrer variação quanto ao volume e o material com a qual é produzida, podendo ser de alvenaria ou pré-fabricada em produtos como plástico, fibra de vidro, entre outros. Em geral é adequada ao depósito de água da chuva por longos períodos e deve contemplar: pouca variação da temperatura interna, bloqueio da entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas, impermeabilidade e resistência a vazamento.

“Trata-se de uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa uma solução de acesso a recursos hídricos para a população. É uma alternativa barata, se compararmos a perfuração de poços artesianos e a captação das águas dos rios, mas seus benefícios são elevados”, destacou Dilmar

Em caso de descumprimento da lei, os proprietários de lava jato serão penalizados, na primeira ocorrência, com uma advertência. No segundo momento existe a previsão legal de uma multa no valor de 50 UPF/MT. Em caso de reincidência a multa será aplicada em dobro.

Tratamento- Dilmar afirma ainda, na justificativa do seu projeto, que a implantação da cisterna é o primeiro passo no processo para evitar o desperdício nos lava jatos uma vez que, a água utilizada nessa atividade pode ser totalmente reutilizada com o sistema de filtração que separa os resíduos (terra, graxas e óleo) por gravidade, evitando que o líquido seja descartado em esgoto ou em rede de águas pluviais





Fonte: Da Assessoria Nortão Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/409951/visualizar/