Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 30 de Março de 2015 às 16:16

    Imprimir


Deputada Janaina Riva (PSD) afirma que governador Pedro Taques usa "táticas" para ter deputados "em suas mãos"

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) afirmou que o governador Pedro Taques (PDT), por meio de uma “manobra”, de distribuição de cargos, conseguiu garantir o apoio maciço da Assembleia Legislativa à sua gestão.

“Sabiamente, o Governo conseguiu fazer uma manobra que eu nunca vi nos governos anteriores. Desta forma, ele garantiu não só a governabilidade, mas também o apoio maciço da Assembleia”, afirmou ela, durante entrevista à Rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (30).

Segundo a parlamentar, a distribuição de cargos no Executivo Estadual é uma forma de o Governo ter os deputados “nas mãos”.

"Quando você tem uma relação dessas, você fica com a faca no pescoço. Todas as votações que existirem na Assembleia ficarão sob suspeita aos olhos da população"

Ela disse que cada parlamentar da base teria sido contemplado com 15 indicações para cargos comissionados.

“Eu ouvi falar que foram oferecidos cargos a todos os deputados da base. É legal? Sim. Agora se é moral, eu já não sei dizer. Quando você tem uma relação dessas, você fica com a faca no pescoço. Todas as votações que existirem na Assembleia ficarão sob suspeita aos olhos da população. Como isso pode ser isento?”, questionou.

A parlamentar alegou que é contra a distribuição de cargos no governo para deputados estaduais.

“Sou totalmente contra. Deputado tem que ter cargo na Assembleia. Temos a estrutura de Assembleia e se nos limitássemos ao que temos e que é nosso por direito, estaríamos em uma condição melhor no Estado”, disse.

“Aí tem gente que diz: ‘Mas seu pai já fez muito isso’. Não é porque meu pai já viveu isso que eu tenha que concordar. Acredito que o Estado tem muitos funcionários de carreira e que o Governo não precisa fazer nomeação de deputado”, completou.

“Ele usa tudo que pode”

Segundo a deputada, as articulações em torno da composição das comissões permanentes da Assembleia também seriam uma das “manobras” realizadas pelo Governo.

“É uma tática que ele (Pedro Taques) tem e ele usa de tudo que pode. Quando é que você viu um governador fazer todas as comissões da Casa? A oposição não teve condição de fazer presidências”, disse ela.

"É uma tática que ele (Pedro Taques) tem e ele usa de tudo que pode"

Janaina voltou a afirmar que, em reuniões realizadas entre os parlamentares, foi dito, inclusive, que Taques não abriria mão de que as presidências das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Fiscalização Orçamentária CFAEO – consideradas as mais importantes – fossem ocupadas por membros da base aliada.

“Eu mesma consegui presidir a Comissão de Direitos Humanos porque resolveram encontrar uma maneira de não me deixarem de fora. No mais, eles tiraram todas as possibilidade de a oposição ocuparem as comissões. O que mais me indignou foi a situação fazer um ‘blocão’ de 16 para excluir uma minoria”, disse ela.

“Isolada”

Ainda durante a entrevista, a deputada afirmou que se sente isolada dentro da Assembleia e afirmou que, por conta das tratativas com o Governo, a oposição praticamente não existe na Casa.

“Às vezes, sinto que sou a única parlamentar de oposição. Tem gente que se elegeu com discurso de oposição e que agora não é mais. Me sinto sozinha e acho que a tentativa deles é me isolar”, disse a pessedista.

“Hoje eu não tenho mais noção de quantos são os deputados de oposição. Muitos ainda não se definiram, mas tenho certeza absoluta que já chega a 20 o número de situacionistas”, completou ela.




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410165/visualizar/