Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Abril de 2015 às 10:27

    Imprimir


A capital do Iêmen, Sanaa, sofreu na noite de segunda-feira (30) os bombardeios mais violentos desde o início dos ataques da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas que controlam a cidade.

Os aviões da coalizão também atacaram dois quartéis da Guarda Republicana, força leal ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh, em Dhaleh, sul do Iêmen.

Os aviões, que permaneceram em operação até as 6h30 da manhã desta terça-feira, atacaram baterias antiaéreas e posições da Guarda Republicana em várias regiões do Iêmen.

"Foram os ataques mais violentos em Sanaa desde quinta-feira", disse um morador da capital, a respeito da operação liderada pela Arábia Saudita.

"Aconteceram explosões durante toda a noite Foi horrível. Não conseguimos dormir", completou.

"Todos os quartéis da Guarda Republicana na região de Sanaa, assim como o aeroporto da capital, foram bombardeados durante a noite", disse outro habitante da capital.

A coalizão ampliou os ataques a várias províncias do Iêmen, incluindo Mareb, perto de Sanaa, Dhamar (centro), Hodeida (oeste), Taez e Aden (sul), segundo os moradores.

Ataques e mortes
Os houthis e combatentes aliados bombardearam Áden durante a noite, e aviões da coalizão liderada pelos sauditas atacaram posições houthis perto do aeroporto, deixando ao menos 36 mortos, disseram autoridades e testemunhas.

Os houthis, apoiados pelo Irã, avançam nos arredores da cidade de Áden, o último reduto do presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, apesar de seis dias de ataques aéreos liderados pelos sauditas com o objetivo de interromper o progresso da milícia.

Disparos de artilharia no distrito de Khor Maksar, em Áden, mataram 26 pessoas durante a noite, segundo funcionário do Ministério da Saúde.

Projéteis também atingiram um edifício residencial próximo a uma residência privada já usada por Hadi, matando dez combatentes leais ao presidente, disse uma testemunha à Reuters. O presidente, no momento, está na Arábia Saudita.

Aviões bombardearam os houthis e seus aliados na área do aeroporto. Não estava claro de imediato se houve vítimas. Moradores da cidade relataram lojas fechadas e ruas desertas.

Na província de Dhalea, no sul, combatentes leais a Hadi, que tiveram o apoio de ataques aéreos nesta terça-feira, relataram bombardeio pesado e combate de rua com os houthis.





Fonte: Da France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410262/visualizar/