Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Abril de 2015 às 01:03

    Imprimir


A América do Sul lançou nesta sexta-feira (17) sua primeira escola de Defesa para a formação de civis e militares alheia à tradicional influência dos Estados Unidos na área de segurança.

A Escola Sul-Americana de Defesa, sediada em Quito, no Equador, foi lançada de forma oficial em um ato na Secretaria da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco formado por 12 países.

O centro de formação é considerado por vários governos como uma alternativa à antiga Escola das Américas dos Estados Unidos, criada na época da Guerra Fria e onde os oficiais das Forças Armadas aprendiam técnicas de espionagem e contra-insurgência.

"Esperamos que ao contrário da Escola das Américas, esta escola sul-americana de Defesa, que será presidida pelo professor brasileiro (Antônio) Ramalho, seja uma escola não para preparar nossos exércitos para a guerra, e sim para prepará-los para a paz", disse Ernesto Samper, secretário-geral da Unasul.

A Escola das Américas operou entre 1946 e 2000 e foi rebatizada como Instituto de Cooperação e Segurança do Hemisfério Ocidental. Está sediada na Geórgia, no sul dos Estados Unidos.





Fonte: Da AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/411589/visualizar/