Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 20 de Abril de 2015 às 20:48

    Imprimir


Governador de Nova York Andrew Cuomo (centro) anda ao lado de Josefina Vidal, chefe de assuntos dos EUA do Ministério das Relações Exteriores cubano  (Foto: AP Photo/Desmond Boylan)

Governador de Nova York Andrew Cuomo (centro) anda ao lado de Josefina Vidal, chefe de assuntos dos EUA do Ministério das Relações Exteriores cubano (Foto: AP Photo/Desmond Boylan)

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, chegou nesta segunda-feira (20) a Cuba liderando uma grande missão comercial dentro do processo de restabelecimento das relações entre a ilha e os Estados Unidos, e disse à Agência Efe que seu estado quer "estar presente" em Havana "desde o início da aventura".

"Estamos assistindo ao começo da transição na relação entre os dois países, que vai ter benefícios econômicos significativos para as duas partes", declarou Cuomo à EFE em sua chegada ao aeroporto de Havana, onde foi recebido pela diretora para os EUA da chancelaria cubana, Josefina Vidal.

O governador destacou que o propósito de sua visita é trabalhar para "construir uma relação entre a comunidade empresarial de Nova York e a de Cuba", já que estão "muito emocionados com o que os presidentes Raúl Castro e Barack Obama iniciaram" no último dia 17 de dezembro, quando anunciaram o restabelecimento de relações diplomáticas entre os países, quebradas desde 1961.

O primeiro ponto na intensa agenda da delegação é um almoço de trabalho com o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro cubano, Rodrigo Malmierca, e ao longo do dia também se reunirão com o "número dois" do governo, o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel, e o cardeal Jaime Ortega, máximo representante da igreja católica na ilha.

A missão comercial chegou a Cuba em um voo fretado pela companhia aérea JetBlue, que foi uma das primeiras a manifestar seu interesse em operar voos diretos à ilha a partir de diversas cidades americanas desde o reinício dos vínculos diplomáticos.

O executivo-chefe da companhia aérea, Robin Hayes, integra a delegação, na qual também se destacam o vice-presidente da companhia de cartões de crédito MasterCard, Walt M. Macnee, e a vice-presidente da farmacêutica Pfizer, Freda Lewis-Hall.

Além disso, estarão representadas em Cuba outras companhias como a tecnológica Infor, a farmacêutica Regeneron, a fabricante de iogurtes Chobani e responsáveis do aeroporto internacional de Plattsburgh.

A delegação é composta também por representantes de instituições como o Centro de Pesquisa do Genoma e a Universidade Estadual de Nova York; além de vários políticos do estado, como o presidente da assembleia, Carl Heastie.





Fonte: Da EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/411702/visualizar/