Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 27 de Abril de 2015 às 13:33

    Imprimir


Reprodução

A cidade de Campo Novo do Parecis (391 km de Cuiabá) receberá entre os dias 12 e 14 de junho o I Congresso Internacional de Xadrez. De acordo com a assessoria do evento, a programação inclui atividades distintas para professores e alunos. Já estão confirmadas a participação de 25 renomados professores de xadrez do Brasil e também professores do Peru, Venezuela, Colômbia e Angola.


O idealizador do evento, professor Cleiton Marino Santana, explica que o objetivo do congresso é promover um intercâmbio de experiências educacionais através da modalidade, possibilitando uma aprendizagem não só enxadrista, mas também cultural. “Além de apresentar os seus projetos, os professore terão a oportunidade de se aperfeiçoar com cursos pedagógicos, técnicos e de arbitragem”, observa.

Programação

Na sexta-feira, a programação do I Congresso Internacional de Xadrez é comum para professores e estudantes. Os palestrantes Internacionais e os renomados professores serão recebidos pelos vereadores na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo do Parecis, depois seguirão para uma visita à Escola Municipal Jardim das Palmeiras, onde teve início o projeto de xadrez como ferramenta de inclusão escolar, o referido projeto em Campo Novo do Parecis ganhou vários prêmios, inclusive dois do Ministério de Educação.

Em seguida o grupo visita a Escola Estadual Padre Arlindo e o Instituto Federal de Mato Grosso, onde o projeto foi estendido. No período da tarde os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da cultura de Campo Novo do Parecis, onde farão a visita a tribo indígena Wazare, e mais a noite todos participarão da abertura oficial do evento.

No segundo dia, a programação já passa a ser diferenciada. Os estudantes seguem no sábado e domingo com treinamento aplicado pelos mestres Nery Junior e Romeo Salvador Freitas. Já os professores assistirão a apresentação de 25 projetos de xadrez de professores de vários Estados do Brasil, e também de Países da América Latina. No período da tarde, mesa redonda sobre “As dificuldades e desafios do Xadrez Escolar” tendo Cleiton Marino Santana como mediador. No final do dia, apresentação de banners científicos pela mediadora Jessica dos Anjos Jenuário.

O domingo pela manhã será dedicado a 10 palestras em torno do tema “Impulsionando seu projeto de xadrez”, onde os professores terão a oportunidade de aprender técnicas para melhorar sua prática pedagogia e impulsionar seus projetos, a tarde haverá torneio de xadrez blitz e rápido aberto para todos os participantes, e logo após a entrega das premiações.

Participações

Estarão presentes no evento: o grande professor de xadrez do Brasil, Mario Cardozo, que mora no Pará e faz um trabalho diferenciado de xadrez em Belém. Ele também é um dos precursores do xadrez para indígenas no seu estado e o professor Wagner Rocha, mais conhecido como Vavá Matemática , atuante mestre de jogos matemáticos da rede municipal de ensino. Amante da matemática e do xadrez, ele acredita que em breve o xadrez esporte vire matéria curricular de ensino de Belo horizonte e região.

Ao todo estarão presentes 30 professores que representarão os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul e Brasília. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento http://congressoxadrez.wix.com/cix2015.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/412095/visualizar/