Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 01 de Julho de 2015 às 10:44

    Imprimir


Foto: Marcos Bezerra - Estadão Conteúdo

Segundo o empreiteiro, objetivo foi evitar greve no pátio de obras da Usina Hidrelétrica de Energia São Manoel

Segundo o empreiteiro, objetivo foi evitar greve no pátio de obras da Usina Hidrelétrica de Energia São Manoel

O empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, preso em uma das etapas da ‘Operação Lava Jato’, disse, em delação premiada, que fez doação eleitoral de R$ 500 mil ao deputado federal Paulinho da Força (SD-SP), ex-presidente da Força Sindical, para evitar greve no pátio de obras da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) São Manoel, na divisa entre Mato Grosso e Pará.

A informação é da Folha de S.Paulo. Conforme a reportagem, a licitação da hidrelétrica no rio Teles Pires foi vencida pela construtora Constran, do grupo UTC. Os sindicatos da região são ligados à Força Sindical, berço político de Paulinho e do Solidariedade. O dinheiro foi doado nas eleições de 2012 (quando o deputado concorreu à Prefeitura de São Paulo).


Segundo Pessoa, o dinheiro fora doado para que Paulinho colocasse sua influência no sindicato, evitando o que havia acontecido em 2011, quando houve uma grande paralisação na construção da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, com queima de cem ônibus e destruição de canteiros de obras, o que deixou as empreiteiras preocupadas. Na época, a greve provocou uma mobilização de trabalhadores também em outras obras do Programa de Aceleração do Crescimento, num efeito dominó.

Procurado pela Folha, Paulinho da Força disse que nunca sugeriu a Pessoa que iria ajudar a evitar greves. "Ele nunca tocou nesse assunto comigo", disse o deputado, atual presidente do partido Solidariedade. Ele sustenta que jamais exigiu doações em troca de favores. Paulinho conta ter conhecido Pessoa durante greves no ano de 2011.

Localizada na divisa dos estados de Mato Grosso e do Pará, a uma distância de cerca de 950 km de Cuiabá e a 125 km da cidade de Paranaíta, a UHE terá uma capacidade mínima de 700 MW, devendo gerar energia a partir de agosto de 2017, com capacidade para atender uma população de 2,5 milhões de pessoas. A represa de São Manoel tem previsão de inundar 64 km².





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/415183/visualizar/