Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 28 de Julho de 2015 às 04:22

    Imprimir


Bebê Davi Miguel com os pais após decisão da Justiça, que exige custeio de cirurgia (Foto: Dinea Gama/Arquivo Pessoal)

Davi Miguel, de 1 ano, e os pais Dinea e Jesimar Gama (Foto: Dinea Gama/Arquivo Pessoal)

O bebê Davi Miguel Gama, de 1 ano, viaja nesta terça-feira (28) aos Estados Unidos, onde passará por um transplante de intestino. A viagem acontece após decisão favorável da Justiça Federal ao menino, que obriga a União a pagar a cirurgia e o tratamento no Jackson Memorial Hospital, em Miami. A disputa começou em agosto de 2014.

Sem condições de arcar com o tratamento oferecido no exterior, a família também promoveu uma campanha para arrecadar fundos e pagar o procedimento estimado em US$ 1 milhão. Do total arrecadado, R$ 1,5 milhão, 70% serão destinados a outras despesas.

“Estamos muito ansiosos, mas também muito felizes. São muitas emoções misturadas, mas temos fé que vai dar tudo certo e que o momento dele viajar é agora”, diz a mãe da criança, Dinea Gama.

Batalha
O menino nascido em Franca (SP) sofre de um mal chamado doença da inclusão das microvilosidades intestinais, conhecida com "diarreia intratável". A alimentação é feita por meio de nutrição parenteral – com nutrientes e vitaminas introduzidos no organismo por cateter.

Após o diagnóstico em 2014, Davi Miguel passou a ser acompanhado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Regional em Franca, e posteriormente, por decisão judicial, foi transferido para o Hospital Samaritano em São Paulo.

São muitas emoções misturadas, mas temos fé que vai dar tudo certo e que o momento dele viajar é agora."

Dinea Gama, mãe de Davi Miguel

A decisão da Justiça que obriga a União a arcar com os custos do tratamento ocorreu quase um ano após a abertura do processo. O visto de permanência nos EUA foi concedido no final de junho e, desde então, a família aguardava a autorização do hospital em Miami para fazer a transferência do bebê.

O transporte da mãe e da criança será feito em uma UTI aérea, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, que sairá do Aeroporto de Guarulhos (SP) às 5h desta terça-feira. A previsão, segundo Dinea, é que eles cheguem a Miami às 16h.

De acordo a advogada da família, Angélica Pires Martori, eles serão encaminhados diretamente para o hospital, onde devem permanecer até que seja estabelecida uma residência para a família na cidade.

Ainda segundo Angélica, o bebê não teve a data do transplante marcada, porque só agora entrará oficialmente na lista de espera por um órgão compatível.

No domingo (26), Dinea usou o perfil da campanha no Facebook para agradecer o apoio das pessoas durante os meses de espera da família. “Obrigada por cada oração, forças positivas que foram enviadas. Foram muitos choros até aqui, mas sempre sem perder a fé e a esperança, sei que virão outras dificuldades, mas com Deus em nossa frente todas serão vencidas.Precisamos muito de todos vocês com suas orações pra que o Davi vença a todas elas com bravura como sempre fez”, escreveu.

O pai de Davi Miguel, Jesimar Gama, disse que ele e o filho mais velho devem viajar aos Estados Unidos no próximo mês. O dinheiro das passagens deverá ser liberado pela Justiça, que, desde o início de julho, administra tanto os pagamentos realizados pela União quanto as três contas bancárias da família, nas quais estão depositadas as doações.

Davi Miguel viaja acompanhado pela mãe aos EUA nesta terça-feira (28) (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

Davi Miguel viaja acompanhado pela mãe aos EUA
nesta terça-feira (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/416731/visualizar/