Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 29 de Junho de 2016 às 13:13

    Imprimir


Marcus Mesquita/MidiaNews
Os deputados Emanuel Pinheiro e Guilherme Maluf: possível composição em eleição da Mesa Diretora
Os deputados Emanuel Pinheiro e Guilherme Maluf: possível composição em eleição da Mesa Diretora

A decisão do governador Pedro Taques (PSDB) em apoiar o deputado Eduardo Botelho (PSB) na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que acontece em setembro, aproximou o atual presidente do Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB), e o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB).

Desde o anúncio do governador ao tucano, na semana passada, Maluf e Emanuel já realizaram duas reuniões. Se confirmada a composição, o grupo passaria de 13 votos, quantidade mínima para se ganhar a disputa.

Entretanto, a possível união terá que superar o fato de que tanto Maluf quanto Emanuel almejam a presidência do Legislativo. A composição terá a missão de encaixar um dos dois na presidência e o outro na primeira secretaria, que é a responsável pelas finanças do Legislativo.

Com isso, outro problema é o fato de que até o momento a chapa de Emanuel tem como primeiro secretário o deputado Oscar Bezerra (PSB).

Bezerra, que foi quem lançou Emanuel pré-candidato à presidência da Mesa, já tem dito que pode se afastar da atual chapa. Entretanto, oficialmente, ele alega que a decisão é por conta de possíveis declarações de Emanuel contra a base governista, em meio à discussão da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos.

JLSiqueira/ALMT

Oscar Bezerra e Emanuel Pinheiro

Os deputados Oscar Bezerra e Emanuel Pinheiro: desdobramentos na eleição da Mesa Diretora

“Não tenha dúvida de que essa posição do Oscar é reflexo da aproximação do Maluf e do Emanuel. Ele quer ser primeiro secretário e tem direito de buscar isso. Mas para esse grupo ganhar, precisa ter voto. Não adianta ter 10 votos. Precisa no mínimo de 13. Para ganhar, tem que compor e, para isso, vão ter que abrir mão”, disse uma fonte que acompanha os desdobramentos nos bastidores.

Procurado pela reportagem, o deputado Emanuel Pinheiro desconversou e disse que qualquer desdobramento terá que passar pelos membros de seu grupo, hoje com 10 parlamentares.

“Eu tenho um grupo. Um grupo que me lançou, que tem deputados de todas as tendências, de situação e de oposição. Tudo passa por esse grupo, que representa um sentimento de fortalecimento do Poder, da representatividade parlamentar, da transparência e da aproximação da sociedade com a população”, disse.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/420923/visualizar/