Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 28 de Julho de 2016 às 08:16
Por: Aline Almeida - Diário de Cuiabá

    Imprimir


Hospital Adauto Botelho: por falta de repasses do Estado, pacientes estariam passando fome
Hospital Adauto Botelho: por falta de repasses do Estado, pacientes estariam passando fome

Sem copo descartável, sem papel higiênico e até mesmo sem alimentação. Essa é a realidade retratada por funcionários que trabalham no Hospital Adauto Botelho III, no bairro Coophema, em Cuiabá. A situação é vivida pelos trabalhadores e também pelos pacientes. A unidade, que tem capacidade de receber até 120 internos, tanto com problemas mentais, como com dependência química, funciona aos “trancos e barrancos”, segundo os servidores. 


A falta de pagamentos aos terceirizados também é alvo de denúncias. Os trabalhadores alegam estar enfrentando dificuldades para manter as mínimas condições de trabalho, isso porque o orçamento está sendo insuficiente para arcar com as despesas. Os servidores afirmam que o local está há três meses sem receber o repasse da alimentação.

“Essa é uma situação que vem sendo recorrente. Já faltou, sim, comida para os internos e funcionários. Se para nós já é complicado, imagina para quem está aqui fazendo tratamento, ficar sem comer. Nós conseguimos trazer alguma coisa de casa para comer, mas e eles?”, indaga uma funcionária que preferiu não se identificar.

M.A.S, afirmou que seu irmão está internado no local e realmente a situação é precária, principalmente em relação à estrutura. “Só quem teve a oportunidade de entrar lá dentro que vê que de fato o lugar é precário. Os materiais estão enferrujados, os banheiros são precários, enfim, toda a estrutura carece de reforma. Penso que um lugar deste deveria no máximo possível oferecer conforto para os pacientes, até mesmo para a recuperação e por um tratamento melhor. Não é porque a maioria tem problema mental que tem que ser jogado num lugar precário; ao contrário, o cuidado deveria ser redobrado”, diz M.A.S.

Vale ressaltar que uma decisão da juíza Célia Vidotti determinou que a Secretaria de Estado de Saúde reativasse o Hospital Adauto Botelho de forma adequada. As precariedades da estrutura do local, falta de medicamentos e outras irregularidades no local precisariam ser sanadas.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que o Hospital Adauto Botelho conta hoje com 41 leitos aptos para acomodar pacientes adictos. Quanto ao pagamento da empresa ServClin Refeições, que presta serviço ao Hospital Adauto Botelho, “está previsto na lista de prioridades” do orçamento. “A SES pontua que o atraso é devido aos trâmites necessários, por ser pago via indenização, sendo necessária uma análise minuciosa do setor jurídico com pareceres, inclusive de nota e empenho”, destaca trecho da nota.

Informações – O Hospital Adauto Botelho foi inaugurado em 1957, através de um acordo firmado entre o Governo do Estado de Mato Grosso e o Serviço Nacional de Doenças Mentais. Foi reinaugurado em 1993, com a denominação de Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS). Atualmente, o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho é composto pelas seguintes unidades: Centro de Apoio Psicossocial para Dependentes Químicos – CAPS AD, Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI, Unidade II Pascoal Ramos, Hospital Adauto Botelho – Internação (masculina e feminina), Pronto Atendimento e Unidade III – Internação Álcool e Drogas adulto (masculino). O Complexo Drº. José Eduardo Vaz Curvo, Unidade III, foi implantado em 2005. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/421600/visualizar/