Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 28 de Março de 2017 às 19:03
Por: Vinicius Lemos/ Folha Max

    Imprimir


O deputado estadual Mauro Savi (PSB) declarou que prefere que haja consenso entre os parlamentares da base aliada ao governo para a indicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Savi ainda manifestou apoio à candidatura do colega José Domingos Fraga (PSD) por considerá-lo mais preparado para o cargo.

A indicação de conselheiro pelo Legislativo está suspensa desde 2014, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, em 15 de março, os deputados estaduais aprovaram, em segunda votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tem o objetivo de destravar a indicação do substituto de Humberto Bosaipo.

O item recebeu 18 votos favoráveis, sendo que os outros seis parlamentares estavam ausentes. A proposta foi encaminhada para a redação final e foi publicada na semana passada no Diário Oficial do Estado.

Os parlamentares que manifestaram vontade de disputar o cargo vitalício na Corte de Contas, que rende salário próximo a R$ 30 mil mensais e benefícios que fazem a remuneração chegar a cerca de R$ 100 mil, são Guilherme Maluf (PSDB), Sebastião Rezende (PSC) e José Domingos Fraga. A expectativa é de que a disputa pela vaga no TCE possa gerar rachas na base aliada ao governo.

De acordo com Mauro Savi, a melhor alternativa para evitar que a votação para a Corte de Contas traga consequências negativas a base governista seria que houvesse uma decisão consensual. “A questão de candidatura sempre teve. Quando se lançava um candidato com grande chance de eleição para ocupar uma vaga aparecia outro para se candidatar. Mas eu espero que não haja votação, mas, sim, um consenso e que vá apenas um candidato [para a disputa da vaga de conselheiro] para colocarmos no TCE”, disse, na tarde desta terça-feira (28).

Ele também pontuou que espera que a disputa ao TCE não traga dificuldades para as votações da ASssembleia. “Espero que não atrapalhe as votações, porque acredito que cada um é maduro o suficiente para saber o seu espaço. O Zé saiu antes para a disputa. Soube hoje que talvez o Guilherme tenha desistido pelo que vi na imprensa”, comentou.

Para o parlamentar, o deputado Zé Domingos é a mais provável indicação do Legislativo Estadual para a Corte de Contas. “Eu acredito [que seja o José Domingos], até pela questão de ele ter saído antes na disputa, colocou o nome à disposição, é uma pessoa que gosta muito de acompanhar contas e fazer contabilidade. Ele também foi do orçamento várias vezes e participou das maiores comissões da casa”, revelou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423624/visualizar/