Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 18 de Julho de 2017 às 17:39
Por: Da Assessoria/AMM

    Imprimir


Neurilan Fraga, presidente da AMM.
Neurilan Fraga, presidente da AMM.

Para discutir políticas públicas para Colniza, que foi cenário da maior chacina de Mato Grosso, uma audiência pública foi realizada nesta segunda-feira (17) no município, com a presença do procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, do superintende regional do Incra, João Bosco, do presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Cândido Teles, dos secretários de Segurança Pública, Rogers Jaques, Educação, Marco Marrafon, e outras autoridades. O objetivo da audiência foi apresentar para a população daquela região os avanços encaminhados pelas autoridades.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, que está acompanhando os desdobramentos das ações que visam acabar com os conflitos agrários na região Noroeste do estado, ressaltou que a união institucional tem como objetivo evitar novos massacres na região, como o que ocorreu na gleba Taquaruçu do Norte. “O trabalho conjunto dos órgãos estaduais, federais e municipais foi articulado para dar mais celeridade ao processo de regularização fundiária da região, diminuindo a insegurança no campo”, disse ele.

Na ocasião, foi inaugurada em Colniza uma unidade avançada do Incra para atender os produtores de toda a região. O superintendente do Incra, João Bosco, informou que já está sendo realizado um levantamento sobre a situação da gleba Taquaruçu. Além disso, os técnicos do instituto devem permanecer no local até que o processo de regulamentação dos assentados seja concluído. “As pessoas que ocuparam essa área estão lá para produzir, inclusive verificamos uma produção significante de café na região”, completou.

Durante a audiência pública, foram estabelecidas algumas medidas, entre elas, a Secretaria de Educação vai reformar as escolas em parceria com a prefeitura, como também outras escolas da região. A secretaria de Segurança Pública vai destinar novas viaturas e efetivo para garantir a ordem e evitar mais conflitos. Já a Secretaria de Infraestrutura iniciou um levantamento das estradas e no prazo de 20 dias vai estabelecer com a prefeitura a recuperação de trechos para facilitar o acesso a áreas dos assentamentos.

O presidente do Intermat, Candido Teles, afirmou que o órgão já fez o levantamento das famílias que ocupam os assentamentos e está atualmente está realizando o georreferenciamento para regularizar as posses. “ A meta é que o trabalho seja concluído ainda este ano, beneficiando 579 famílias da região”, garantiu.

Participaram da audiência os prefeitos e vereadores de toda a região, pequenos produtores, deputados federais Ezequiel Fonseca e Carlos Bezerra, além dos deputados estaduais Silvano Amaral e Oscar Bezerra. No dia 4 de setembro, todos voltam a se reunir novamente.

Histórico

No município de Colniza, localizado a mais de mil quilômetros de Cuiabá, no dia 19 de abril, nove trabalhadores rurais foram brutalmente assassinados no Distrito de Taquaruçu do Norte, distante 250 km de Colniza), região de conflitos agrários desde o início da ocupação da área em 2002. Cinco pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado, acusadas de participar da chacina.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/425438/visualizar/