Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Novembro de 2018 às 12:28
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Primeira dama Márcia Fernandes e parte da equipe que atua no programa que acaba de ser reconhecido pelo MDS pelas boas práticas.
Primeira dama Márcia Fernandes e parte da equipe que atua no programa que acaba de ser reconhecido pelo MDS pelas boas práticas.

Em Nortelândia, as ações de assistência a crianças de até três anos de idade, e que são beneficiárias de programas assistenciais do Governo Federal, assistidas com a participação de profissionais e técnicos das áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, e Cultura, por exemplo, acaba de serem reconhecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal em Brasília.

De três cidades sondadas, o município é o único de Mato Grosso que participara no dia 06 de dezembro de 2018, como convidado especial, do II Encontro Nacional de coordenadores e multiplicadores do Programa Criança Feliz, com o objetivo de promover uma troca de experiências entre os diversos atores envolvidos na construção do Programa. A análise foi feira com os dados disponíveis no prontuário SUAS, objetivando identificar municípios com uma boa execução do programa e assim propiciar uma troca de experiências relacionadas ao processo de construção do pograma nas diversas perspectivas.

O evento acontecerá entre às 8h30 e 18h do dia 06 de dezembro/2018 e contará com diversos momentos voltados à socialização de experiências, debates sobre temas de importância ao programa e contará com a participação do Ministro de Estado do Desenvolvimento Social Alberto Beltrame e da Secretária Nacional do Desenvolvimento Humano Sra. Ely Harasawa.

Chefiada pela primeira dama Marcia Deungaro Fernandes, a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve visitas semanais, e os visitadores orientam as famílias sobre como estimular e desenvolver integralmente as crianças por meio de atividades como conversas e brincadeiras. O programa atende crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família, e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“A seleção de nosso município como executor de boas práticas é uma demonstração da dedicação de nossa equipe e do comprometimento da gestão com a qualidade de vida e o bem estar do público alvo. De modo que estamos felizes com a deferência do ministério e ao mesmo tempo conscientes de nosso papel na crescente busca pelo aprimoramento do programa” destacou a titular da assistência social.

O prefeito municipal Zema Fernandes enfatizou o comprometimento de sua gestão com a família e o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes, que se dá através de várias políticas públicas desenvolvidas em programas sociais, como o Criança Feliz.

“A família é a base da sociedade e com essa visão, nossas equipes trabalham no fortalecimento deste núcleo, como ferramenta indutora da transformação do ser humano” sentenciou ele.

Sobre a escolha do município para representar Mato Grosso em Brasília, disse que ficou surpreso e ao mesmo tempo consciente da responsabilidade em manter as boas práticas aplicadas e aprimora-las para obter cada vez melhores resultados.

“Quem ganha somos todos nós enquanto sociedade, pois o trabalho repercute na vida das famílias e crianças atendidas ao ponto de transformar suas vidas e ter um futuro melhor” concluiu o gestor.

A meta é prestar auxílio total para os brasileirinhos que se encontram nos primeiros 1.000 dias de vida, a chamada “primeira infância”, porque esta etapa da vida é fundamental por definir o desenvolvimento cognitivo das crianças. Sem o acompanhamento adequado, os pequenos podem crescer com dificuldades de atenção, linguagem, memória e percepção, além de apresentar falhas para executar as tarefas do dia-a-dia, e assim os reflexos deste problema podem ser levados por toda a vida, comprometendo o convívio social e a processo de alfabetização.

Os visitadores dão dicas e propõe atividades para desenvolver a coordenação motora, a inteligência e o vínculo afetivo entre mãe e filhos. Os estímulos fazem com que as crianças se desenvolvam muito melhor.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/429296/visualizar/