Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 20 de Abril de 2020 às 15:27
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” (Unemat) aderiu à iniciativa do Google News Lab para oferecer o curso Fundamentos de Pesquisa Avançada – Google News Initiative aos alunos e egressos de jornalismo da Instituição e jornalistas. O treinamento acontece nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2020, pela Plataforma Google Meet, às 15 horas (horário de MT).

O curso gratuito e online faz parte do “Programa de Treinamento do Google News Lab” em parceria com o Curso de Jornalismo da Unemat, visando desenvolver conhecimento e habilidades em jornalismo digital, com carga horária de 4 horas. Será ministrado pela jornalista Adriana Garcia, bolsista do Google News Lab e consultora em design estratégico e mídias digitais.

Para a coordenação do curso, nesse momento de pandemia do Covid-19, uma capacitação sobre ferramentas de pesquisa avançada contribui significativamente com a formação dos alunos, pois a sociedade tem percebido o quanto o Jornalismo tem apresentado informações com mais credibilidade sobre a pandemia. “Os participantes vão conhecer melhor as ferramentas digitais que ajudam jornalistas a apurar matérias mais rápido e com maior profundidade, cavar pautas a partir do interesse da audiência e fazer verificação de imagens geradas pelos usuários. Além de jornalistas, o curso também é interessante para profissionais das áreas de tecnologia vinculadas e mídias digitais, ou para qualquer pessoa interessada em explorar bem a tecnologia”, argumenta a professora Rosana Alves de Oliveira, articuladora do curso.

Conteúdo: Fundamentos de Pesquisa Avançada – Google News Initiative

1) Módulo - Aula 1

Pesquisa Avançada

Google Acadêmico

Google Data Set Search

Verificação - Busca Reversa de Imagem

Google Images

Google Earth aplicado à reportagem

2) Módulo - Aula 2

Google Trends

3) Módulo - Aula 3

Visualização de dados (ferramenta Flourish)

Verificação - Busca reversa de imagem em vídeos do YouTube

Verificação - outras ferramentas gratuitas que o News Lab recomenda (que não pertencem ao Google. Ex; Tiny Eye, Suncalc, WayBack Machine, Who.is, etc)

Google tradutor - como usar na apuração

Adriana Garcia - O treinamento é ministrado pela jornalista Adriana Garcia, bolsista do Google News Lab, professora e consultora em design estratégico e mídias digitais, tem mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e foi J. S. Knight fellow na Universidade de Stanford, na Califórnia. Atuou na Reuters, Folha de S. Paulo, VejaSP e Exame. Foi diretora de Comunicação Digital da Rio 2016. Fundadora da Orbital Mídia.

Serviço:

Curso: Fundamentos de Pesquisa Avançada – Google News Initiative

DIAS: 28, 29 e 30 de abril

Horário: 15 horas

Carga horária: 4 horas

Vagas: 200

Plataforma: Google Meet

Inscrições: http://siec.unemat.br/eventos/pesquisaGNI (Após a confirmação você receberá o convite para acesso do Google Meet)
Parceria: Projeto do programa de treinamento do Google News Lab numa parceria com o Curso de Jornalismo da Unemat
Coordenação: Professoras Rosana Alves de Oliveira e Antonia Alves Pereira (Unemat)

Professora: Adriana Garcia, jornalista e bolsista do Google News Lab.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/435252/visualizar/