Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Terça - 10 de Janeiro de 2023 às 17:52
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para sua 20ª edição. Podem concorrer, autores com obras inéditas nas categorias Romance e Conto. Os interessados têm até 3 de fevereiro, às 18h, para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc.

A premiação é reconhecida como uma das mais importantes e consagradas no reconhecimento de escritores estreantes. Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional.

Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record. A parceria possibilita a inserção dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial. O vencedor de cada categoria tem sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores identifiquem os autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e coletâneas de contos são avaliados por escritores renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

A relevância do Prêmio Sesc de Literatura também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores. Além de serem convidados para outros importantes eventos internacionais, os autores são, com frequência, finalistas ou vencedores de outras premiações importantes. O escritor Rafael Gallo, revelado pelo Prêmio Sesc em 2012, foi o vencedor da última edição do Prêmio Literário José Saramago.

Últimos vencedores

Em 2019, Felipe Holloway, cearense que mora desde a infância em Cuiabá, foi contemplado com o prêmio. O escritor conquistou o título com o livro ‘O legado de nossa miséria’. O romance conta os passos de um professor universitário e crítico de literatura que segue para um evento em Minas Gerais. Na cidade bucólica, o educador conhece um autor famoso que o faz refletir sobre algumas questões da vida.

Já em 2022, foram premiados o paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos ‘Corpos benzidos em metal pesado’, e a gaúcha Taiane Santi Martins, com o romance ‘Mikaia’. Os vencedores da 20º edição, devem circular por unidades do Sesc para dialogar com o público sobre seus livros que foram lançados na programação do Sesc durante a Flip – Festa Literária de Paraty, em 2022.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/456657/visualizar/