Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Abril de 2023 às 08:21

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, em discurso nesta terça-feira (18/4), uma “solução política negociada” para a guerra da Ucrânia. Além disso, ele reivindicou reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Lula participou de uma reunião bilateral e de um almoço em homenagem ao presidente da Romênia, Klaus Iohannis. O evento ocorreu no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

“Ouvi com muito interesse as considerações do presidente Iohannis sobre a guerra da Ucrânia, país com o qual a Romênia partilha mais de 600 km de fronteira”, disse o presidente brasileiro.

“Ao mesmo tempo em que meu governo condena a violação da integridade territorial da Ucrânia, defendemos uma solução política negociada para o conflito. Falei da nossa preocupação com os efeitos da guerra, que extrapolam o continente europeu. Reiterei minha preocupação com as consequências globais desse conflito em matéria de segurança alimentar e energética especialmente, sobre as regiões mais pobres do planeta”, continuou Lula

Lula voltou a defender a criação, “urgentemente”, de um grupo de países para “sentar-se à mesa tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia para encontrar a paz”.

“Destacamos a necessidade de fazer avançar, no âmbito das Nações Unidas, do Conselho de Segurança, de forma a torná-lo mais eficiente e representativo das necessidades do século 21, especialmente para os países em desenvolvimento”, destacou o presidente brasileiro.

Lula também comentou sobre as possibilidade de intercâmbio comercial entre os dois países e agradeceu o convite que recebeu para visitar o país europeu.

Esta semana, após voltar da China, Lula recebeu no Brasil o chanceler russo, Sergey Lavrov, com quem tratou de suas ideias para levar ao fim da guerra na Ucrânia.





Fonte: Metrópoles

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/459348/visualizar/