Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 07 de Novembro de 2023 às 06:38
Por: Por TV Centro América

    Imprimir


Uma nova espécie de ingá foi identificada e descoberta por pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A espécie foi encontrada em uma área de garimpo em Aripuanã, 976 km de Cuiabá, e também foi vista em dois municípios do Pará. A descoberta entrou para uma das maiores revistas do mundo de filotaxia, ramo da botânica responsável pelo estudo e determinação da ordem com que as entidades botânicas se distribuem no espaço.

A descoberta veio dos professores José Martins Fernandes e Célia Regina Araújo Soares, do Herbário da Amazônia Meridional, do campus de Alta Floresta (MT) e pelo doutorando Dennis Rodrigues da Silva, do campus de Nova Xavantina. A descoberta faz parte do projeto "Ingás de Alta Floresta".

Com a nova espécie, o grupo dos ingás sobe pra 308 espécies. A professora Célia Regina explicou que durante os estudos é feita a análise de conservação e que a nova espécie já se encontra em extinção.

"Esse material que a gente encontrou em Aripuanã foi em uma área de mineração. Então quando a gente faz a análise de conservação para saber o status, é levado em conta tanto o número de indivíduos coletado numa área e o que traz de influência que pode acarretar o perigo dela entrar em extinção ou não", disse.

Nova espécie Inga micronectarium foi descoberta por pesquisadores de Mato Grosso — Foto: Reprodução

Nova espécie Inga micronectarium foi descoberta por pesquisadores de Mato Grosso — Foto: Reprodução

De acordo com o pesquisador José Martins, as espécies são usadas para madeira, construção e sistemas agrícolas.

"Ela tem a estrutura de todas as espécies de ingá, tem nectários entre os pares de folíodos e eles são pequenos, tem entre 0,4 e 1 mm de largura. Ela já se encontra em perigo, já é ameaçada de extinção. Ela foi encontrada em uma região com intenso desmatamento, corte de madeira, queimadas para pastagem. Então ela está ameaçada de extinção", contou.

A nova espécie apresenta um potencial ainda maior para serem cultivadas.

"Da espécie, é muito comum a fixação de nitrogênio. Elas apresentam nódulos nas raízes, que possuem bactérias fixadores de nitrogênio, é importante para os sistemas agrícolas e na alimentação. Essa massa branca adocicada é muito usada na alimentação, da para fazer vários produtos, receitas, doces, sucos, e extremamente importante para os animais silvestres", disse.

A nova espécie foi descoberta no município de Aripuanã — Foto: Reprodução

A nova espécie foi descoberta no município de Aripuanã — Foto: Reprodução

O nome ingá é de origem indígena e significa embebido, empapado, ensopado e, é uma referência à textura da polpa do fruto, macia e aquosa.

A nova espécie denominada Inga micronectarium ocorre nos estados de Mato Grosso e Pará, na Floresta Amazônica, especificamente na região chamada de Arco do Desmatamento, devido à exploração madeireira seletiva, incêndios florestais e a conversão contínua de áreas naturais em pastagens.

O grupo tem distribuição natural na região Neotropical, que compreende desde o sul do México até o norte da Argentina.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/462111/visualizar/