Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 09 de Fevereiro de 2024 às 06:44
Por: Gabi Braz/Primeira Página

    Imprimir


istockphoto

Mais de 48 mil pessoas morreram por causa das ondas de calor no Brasil entre os anos 2000 e 2018, como mostra um estudo – divulgado em janeiro deste ano – realizado por cientistas brasileiros e portugueses, ligados a instituições como UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Universidade de Lisboa.

Efeitos da onda de calor já mataram mais de 48 mil pessoas em 18 anos no Brasil, diz estudo. (Foto: Gabi Braz)Efeitos da onda de calor já mataram mais de 48 mil pessoas em 18 anos no Brasil, diz estudo. (Foto: Gabi Braz)

Ondas de calor no país

O número de mortes por ondas de calor no período analisado pelo estudo é mais de 20 vezes maior que as mortes causadas por deslizamentos de terras, como afirmam os 12 cientistas envolvidos na pesquisa.

Foram analisadas 14 regiões mais populosas, que, somadas, concentram cerca de 35% da população brasileira, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dentre os locais analisados, esteve Cuiabá, capital mato-grossense, onde as ondas de calor fizeram a temperatura atingir mais de 40°C por quatro dias consecutivos, em dezembro do ano passado.

Confira abaixo os locais analisados:

  • regiões metropolitanas de Manaus e Belém (Norte);
  • Fortaleza, Salvador e Recife (Nordeste);
  • São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (Sudeste);
  • Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre (Sul;
  • Goiânia, Cuiabá e Brasília (Centro-Oeste).
Áreas analisadas na pesquisa sobre mortes por ondas de calor. (Fonte: Divulgação)Áreas analisadas na pesquisa sobre mortes por ondas de calor. (Fonte: Divulgação)

Mapeamento das mortes

As ocorrências de eventos de calor extremos foram mapeadas através da aplicação do EHF (sigla em inglês traduzida para Fator de Excesso de Calor).

O índice permite identificar a classificar as ondas de calor de acordo com suas frequências, duração e intensidades, além de calcular os possíveis níveis de calor que podem representar riscos à saúde humana.

Com essas informações, foram calculadas as mortes relacionadas ao calor, utilizando a base de dados do DATASUS, site do Ministério da Saúde que disponibiliza informações que podem servir para auxiliar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.


A partir desta sexta-feira (15), onda de calor deve afetar Mato Grosso. (Foto: Gabi Braz)Dentre as regiões analisadas na pesquisa, está Cuiabá, capital mato-grossense. (Foto: Gabi Braz)

Para chegarem ao resultado final, os cientistas analisaram todas as mortes por todas as causas, excluindo as que foram causadas por fatores externos como acidentes ou homicídios, em todos os municípios que pertencem às regiões analisadas.

Foram mais de 9,3 milhões de óbitos contabilizados. A partir daí, o próximo passo era calcular a “mortalidade em excesso” através da comparação entre mortes ocorridas durante cada onda de calor mapeada e as observadas na mesma época do ano, e durante a mesma quantidade de dias em situações normais.

O resultado concluiu que durante 18 anos, 48.075 pessoas morreram por causas ligadas aos efeitos das ondas de calor.

Médias de mortes por fatores ligados às ondas de calor nas regiões analisadas. (Fonte: Divulgação)Médias de mortes por fatores ligados às ondas de calor nas regiões analisadas. (Fonte: Divulgação)

Para entender melhor como ocorre uma morte por esses fatores, os pesquisadores explicaram que doenças circulatórias, respiratórias e o agravamento de condições crônicas prévias diante do calor extremo são algumas das causas mais frequentes dos óbitos.

Perfil socioeconômico também é relevante

Entre 75% e 94% das mortes analisadas na pesquisa foram de pessoas com mais de 65 anos. Fator visto como perigoso, já que, considerando as mortes naturais de 2001 a 2018 os grupos mais velhos representam menos de 60% da mortalidade observada.

Ou seja, o estudo confirma que o idosos são desproporcionalmente afetados pelo calor extremo.


As diferenças regionais nas mortes foram outro ponto do estudo, indicando desigualdades entre o eixo Centro-Sul e as regiões Norte e Nordeste.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os subgrupos etários com menos de 65 anos representaram entre 6% e 19% das mortes relacionadas ao calor; já nas regiões Norte e Nordeste, o percentual dos mesmos subgrupos foi mais alto, alcançando de 17% a 25%.

Ruas e avenidas de Cuiabá terão interdições na manhã desta quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil. (Foto: Gabi Braz)Em dezembro do ano passado, ondas de calor fizeram a temperatura atingir mais de 40°C por quatro dias consecutivos em Cuiabá. (Foto: Gabi Braz)

Considerando o perfil socioeconômico de pessoas com 65 anos ou mais, o índice de mortes foi significativamente maior para o grupo de baixa escolaridade ( taxa de morte entre 1,21 e 1,86), segundo a pesquisa.

Já em relação aos cidadãos de alta escolaridade na regiões metropolitanas de Belém, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, a taxa fica entre 0,95 e 1,29 casos de morte.

Por fim, o estudo mostra que em nenhuma das regiões analisadas o aumento da mortalidade de pessoas brancas supera o de pessoas pretas e pardas.

Aumento das ondas de calor

Além das mortes causadas pelo calor extremo, o estudo ainda apontou o aumento na frequência das ondas de calor no Brasil.

Na década de 1970, o país registrou uma média de zero a três eventos desse tipo por ano. Já na década de 2010, esse número aumenta quase quatro vezes, com os registros de três a 11 ondas por ano.

Número de ondas de calor extremo durante os anos nas regiões analisadas. (Fonte: Divulgação)Número de ondas de calor extremo durante os anos nas regiões analisadas. (Fonte: Divulgação)

Com esses resultados, os pesquisadores afirmam a importância de políticas públicas voltadas para o fortalecimento dos serviços de saúde, incluindo a preparação específica das regiões para ondas de calor, atendendo e amparando, principalmente, os grupos mais vulneráveis.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463192/visualizar/