Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 12 de Março de 2024 às 09:23
Por: Enzo Três/Mídia News

    Imprimir


Marcos Lopes/ ALMT

Eduardo Botelho, Abílio Brunini E Lúdio Cabral: corrida pela Prefeitura de Cuiabá

A pesquisa MT Dados divulgada nesta terça-feira (12) mostra o deputado estadual Eduardo Botelho (União) liderando as intenções de votos na disputa ao cargo de prefeito de Cuiabá para a eleição deste ano.

Na modalidade estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma relação de candidatos, ele tem 33% da intenção de voto. Na sequência, aparece o deputado federal Abílio Brunini (PL), com 19%.

Em terceiro lugar, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) surge com 14% da intenção de voto dos eleitores. O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) aparece logo abaixo com 6%.

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) é o quinto da lista, com 4% da intenção de votos. O pastor Marcos Ritella (PRD) ocupa o último lugar com 1%.

17% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder e 5% deles disseram que votariam branco ou nulo.

A MT Dados foi realizada entre os dias 7 e 10 de março e ouviu 1.060 mil pessoas em Cuiabá. A sondagem tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiança. A Pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-07478/2024.

Outros cenários

A pesquisa ainda mostrou um segundo cenário sem a participação do pastor Marcos Ritella e do vice-prefeito, José Stopa.

Nessa estimulada, Botelho aumenta a popularidade e conta com 34% da intenção de voto dos eleitores. Abílio permanece estável com 19%.

Lúdio aparece 15% da intenção de voto. Já Juca sobe para 4%.

Nesse cenário, 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. 7% deles votariam branco ou nulo.

Por fim, um terceiro cenário é apresentado sem a participação de Marcos Ritella e do deputado estadual Lúdio Cabral.

Aqui, Botelho sobe para 38% da intenção de voto dos eleitores. Abílio continua com 19%, enquanto o vice-prefeito, José Stopa, aparece com 7%.

Juca contabiliza 5% da intenção de voto dos eleitores.

22% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram. 9% deles votariam branco ou nulo.

Segundo turno

A pesquisa ainda mostra que Botelho ganharia a eleição no segundo turno para prefeito de Cuiabá em todos os cenários em que participa.

No primeiro cenário apresentado pela pesquisa, Botelho venceria do deputado federal Abílio com uma larga vantagem, tendo 45% dos votos contra apenas 21% do bolsonarista.

Brancos e nulos somam 10% e indecisos 24% dos eleitores não souberam responder.

O segundo cenário mostra um disputa direta entre Botelho e Lúdio Cabral, mostrando novamente o candidato do União Brasil vencendo com 44% dos votos contra 18% do petista.

Brancos e nulos somam 12% e indecisos 26% dos eleitores não souberam responder.

Já no terceiro quadro Botelho vence com 49% dos votos contra apenas 8% de Stopa. Outros 30% não souberam responder e 14% votariam nulo ou em branco.

Tirando Botelho do embate, Abílio venceria Lúdio em um segundo turno acirrado com 25% dos votos contra 24% do petista. Já Lúdio venceria por 27% caso pudesse disputar com Stopa.

Veja os gráficos:










Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463586/visualizar/