Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Abril de 2024 às 06:32
Por: Joice Gonçalves/Primeira Página

    Imprimir


Os doadores de órgãos de Mato Grosso agora podem manifestar – por meio de um documento digital a vontade de doar órgãos. O novo recurso se chama Aedo (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano), e poderá ser registrado em qualquer Cartório de Notas de Mato Grosso. A perspectiva é que a vontade do doador prevaleça, mesmo após a morte.

Para acessar a autorização e preencher o formulário com a declaração voluntária de doação de órgãos, os interessados podem acessar o link.

um so coracao card apoio 01Campanha Nacional de doação de órgãos. (Foto: Reprodução)

O lançamento da AEDO marcará o início da campanha “Um Só Coração: seja vida na vida de alguém”. A proposta do programa é aumentar o número de doações e fomentar a discussão na sociedade sobre a importância do ato de solidariedade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só acontecia com a autorização familiar, através da doação consentida, por isso o AEDO é uma campanha que pode ser revolucionária para ajudar outras pessoas.


Doação em Mato Grosso

Segundo a SES- MT (Secretaria de Estado de Saúde) em Mato Grosso, de janeiro até o dia 29 de fevereiro de 2024, foram captadas 60 córneas e realizados 53 transplantes de córneas em Mato Grosso. O Estado ainda mediou 03 operações de captações de órgãos em 2024.

Apenas no mês de março houve duas captações de múltiplos órgãos, sendo 01 coração, 02 rins, 01 fígado e 04 tecidos oculares humanos.

A captação desses órgãos foi realizada no Hospital Municipal de Cuiabá e no Hospital Estadual Santa Casa, com o suporte da CET (Central Estadual de Transplantes).





Comentários

Deixe seu Comentário