Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 03 de Abril de 2024 às 10:04
Por: Vitória Gomes/Mídia News

    Imprimir


Fablicio Rodrigues
O deputado estadual Max Russi, que vai disputar a presidência da Assembleia Legislativa
O deputado estadual Max Russi, que vai disputar a presidência da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Max Russi (PSB) voltou a defender que seja antecipada a votação para definir a Mesa Diretora do próximo biênio 2025/2026.

A votação pode ser feita em julho ou agosto, essa é uma defesa minha, mas quem vai decidir isso é a maioria dos deputados

Oficialmente, a definição ocorre em setembro. Porém, o deputado, que vai disputar a presidência da Assembleia Legislativa, levantou a ideia de realizar a votação antes do período eleitoral.

“Da minha parte não tem problema ser em setembro, está próximo, só faltam cinco meses. Agora, gostaria só que tirasse do período eleitoral, porque a campanha é de 45 dias [...]. Se pegar o período eleitoral para fazer uma discussão de Mesa Diretora é mais de uma semana discutindo. Por isso, defendi que fosse antes”, afirmou à imprensa.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro, já o segundo turno será no dia 27 de outubro. Porém, antes disso os candidatos já estarão em campanha nos municípios.


Para Max, a votação da Mesa em setembro pode atrapalhar os deputados que são pré-candidatos, principalmente aqueles que estão pleiteando um cargo em municípios do interior.

“Nós temos alguns deputados que são candidatos. Dois em Rondonópolis, com Thiago Silva e o Cláudio [Ferreira], em Cuiabá o Lúdio, o Avalone, o Botelho. Agora imagina o deputado candidato em Sinop e tendo que vir aqui para Cuiabá para votar, discutir uma Mesa. É muito mais difícil”, disse.

“A votação pode ser feita em julho ou agosto, essa é uma defesa minha, mas quem vai decidir isso é a maioria dos deputados. Se houver consenso ou pelo menos a grande maioria querendo isso nós vamos fazer”, completou.

Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Assembleia é composta de sete cadeiras. A mais importante é a de presidente, que determina as datas de votações, tira e coloca em pauta projetos e representa a Casa de Leis.

A segunda mais importante é o primeiro secretário, que comanda o orçamento da Assembleia, na casa de R$ 700 milhões. Atualmente, este é o cargo de Max.

Há ainda as cadeiras de vice-presidente, segundo-vice-presidente, segundo secretário, terceiro secretário, e quarto secretário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463869/visualizar/