Repórter News - www.reporternews.com.br
Comportamento
Sábado - 13 de Abril de 2024 às 10:52
Por: Ana Júlia Pereira/Gazeta Digital

    Imprimir


No dicionário, o beijo é definido como o ato de tocar levemente com os lábios em alguém, demonstrando amor, afeto e carinho em relação a outra pessoa. Mesmo sem registros claros de quando os seres humanos adotaram a prática, neste sábado (13) é celebrado o Dia Internacional do Beijo.

Como traz seu significado, beijar é mais que um gesto realizado por duas pessoas, é a forma mais popular de demostrar carinho. O beijo na bochecha se tornou um dos principais cumprimentos a pessoas que conhecemos ou não, e isso vem desde a Idade Média, quando o beijo era utilizado como sinal de fidelidade para fechar acordos. Com variações de quantidade e intensidade, o beijo está presente no mundo todo.

Com o passar do tempo e a ascensão da igreja católica, os cristãos passaram a adotar o beijo na bochecha, uma alternativa mais contida do que a já utilizada na época, que era na boca.

Reprodução

Beijo na boca

No Brasil, a quantidade de beijos correta ao se cumprimentar alguém é uma incógnita. Isso porque na maior parte do país um beijo na bochecha já é o suficiente. Mas no Rio de Janeiro, por exemplo, o costume são dois, sendo um em cada lado do rosto. Por outro lado, no Rio Grande de Sul, seguindo a tradição de alguns países europeus, o comum são 3 beijos.

Apesar de não haver data exata de quando o ato passou a ser praticado entre os povos, os primeiros escritos, ainda nos anos 1200 a.C., já identificam a palavra beijo em livros como Satapatha e Kama Sutra, neste último em tom sexual. As evidências mostram que animais como chimpanzés e bonobos (espécie de primata) beijam na boca, o que sugere que o gesto é mais antigo do que os registros.

Alguns pesquisadores acreditam que o beijo tem o propósito de provocar sentimentos de apego e é usado para facilitar a excitação sexual. Já outros pontuam que o beijo é a principal forma de encontrar um parceiro em potencial, devido à troca de ferormônios.

Um registro memorável é a foto do Dia da Vitória sobre o Japão (V-J Day), com a enfermeira Edith Shain vestida de branco, clicada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt. A fotografia foi marcada como um momento épico da história do país, e se tornou a imagem do fim da guerra.

Beijar estimula substância de satisfação no cérebro, combate o estresse, queima calorias e promove relaxamento.

Cuidados

Mesmo sendo popularmente conhecido como gesto de carinho e troca, o beijo também pode ser responsável por doenças como o herpes labial, transmissão de vírus e outros. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 65% da população com menos de 50 anos é portadora de herpes.

Ela pode ser identificada por pequenas bolhas, vermelhidão na região, coceira e feridas e são transmitidas além do beijo, como o compartilhamento de objetos, como copos e talheres; por isso, é sempre bom tomar cuidado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463999/visualizar/