Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 17 de Abril de 2024 às 14:27
Por: Primeira Página

    Imprimir


Juca Varella Agência Brasil

Inscrições para 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso, que vai selecionar produções audiovisuais com protagonismo negro e indígena, estão abertas e seguem até 26 de abril.

Foto Mostra de Cinema Negro 2Cena do filme A Velhice Ilumina o Vento. (Foto: Divulgação)

O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de julho, no Teatro da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), em Cuiabá.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online.

Realizada pelo Instituto Quariterê em parceria com o Instituto InRede, nesta edição o tema do evento é “Territórios e Territorialidades: disputa de narrativas” e contempla, além da exibição de filmes selecionados para a Mostra Competitiva, diversas oficinas e espaços de debates sobre pertencimentos e localidades.

Mostra

Para a mostra competitiva podem se inscrever filmes de curta-metragens de todas as regiões do Brasil e de todos os gêneros (ficção, documentário, experimental, entre outros), desde que tenham sido lançados entre 2022 e 2024.

Foto Mostra de Cinema Negro 1Cena do filme Giramundá: O congo e a Diáspora. (Foto: Divulgação)

Obrigatoriamente, a produções devem ter sido dirigidas ou realizadas por pessoas negras e indígenas.

A lista dos filmes selecionados será divulgada a partir de 9 de maio, no site do Instituto Quariterê e também nas redes sociais. As produções participarão da mostra competitiva, disputando nas categorias de Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Experimental, Melhor Documentário e Melhor Videoclipe.

Neste ano, o prêmio oficial da 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso, o Troféu Quariterito, será esculpido pela artista Patty Wolf.


De acordo com a fundadora do Aquilombamento Audiovisual Quariterê, Juliana Segóvia, a Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surgiu como um movimento de contra-narrativa às produções mercadológicas que repercutem historicamente imagens raciais estereotipadas e pouco diversas sobre povos negros e indígenas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/464047/visualizar/