Repórter News - www.reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Terça - 07 de Maio de 2024 às 06:42
Por: Joice Gonçalves/Primeira Página

    Imprimir


O Portal Nacional da Educação confirmou ao Primeira Página nesta segunda-feira (6) que a prova do Enem dos Concursos – que foi adiada por conta da enchente no Rio Grande do Sul – pode ser remarcada para agosto.

Tela inicial do site do Enem dos Concursos. (Foto: reprodução da internet)Tela inicial do site do Enem dos Concursos. (Foto: reprodução da internet)

A decisão do Governo Federal de adiar a realização das provas levou em consideração a possibilidade de judicialização do certame, uma vez que o estado de Rio Grande do Sul tem sido devastado pelas chuvas, deixando milhares de desabrigados e, até o momento, mais de 111 desaparecidos e 83 mortos.

Enem dos Concursos

A prova do Enem dos Concursos seria no domingo (5), em todo o Brasil. Em Mato Grosso, havia mais de 60 mil inscritos, enquanto em todo o país, são 2,65 milhões de inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Em Mato Grosso do Sul, são 34.449 inscritos no CPNU que lotariam 1.079 salas no próximo domingo (5). Ao todo são 53 locais de prova no estado, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Os candidatos de todo o Brasil foram distribuídos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

Ao todo, seriam 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos deveriam fazer as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

Sobre o direito a reembolso

Com o adiamento do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, alguns candidatos podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição. A informação foi anunciada na tarde dessa sexta-feira (3). Confira abaixo em quais casos isso é possível.

  • falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade por ausência de luz natural;
  • desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de realização das provas.

Além destes, o edital também diz que “o candidato afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, poderá solicitar a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia de aplicação das provas”, consta no site da CNU.

O candidato também pode pedir a solicitação de reembolso se não houver mais interesse de fazer a prova, se na próxima data a ser definida, ele não tiver disponibilidade.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/464270/visualizar/