Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Outubro de 2011 às 11:42

    Imprimir


Implantar uma Central Estadual de Abastecimento (Ceasa) no município de Sorriso, em Mato Grosso, é o objetivo do deputado federal Roberto Dorner (PSD/MT). O parlamentar encaminhou solicitação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de fazer com que o município tenha abastecimento de frutas e hortaliças frescas para a população.

“No caso de frutas e hortaliças, a comercialização acontece de forma complexa. A perecibilidade característica desses produtos fragiliza o produtor em suas relações comerciais. Todos os estados brasileiros dispõem de pelo menos uma unidade deste tipo. Sorriso tem essa necessidade e estamos lutando para que esse plano se concretize”, afirmou Dorner.

Segundo estudo enviado pela Câmara Municipal de Sorriso denominado “Dados Sócio-Econômicos do Município de Sorriso e da Região de Alto Teles Pires”, para que haja a implantação de uma Ceasa no município, é preciso que o Governo Federal atue no sentido de facilitar os processos de comercialização da produção agrícola da região.

Sorriso – MT

O Município de Sorriso – MT está situado na região do médio norte de Mato Grosso, a 412 km de Cuiabá. É oriundo de um projeto de colonização privada localizado às margens da BR 163. Hoje possui quatro assentamentos rurais, sendo três da reforma agrária e um implantado por intermédio do crédito fundiário, totalizando 425 famílias assentadas. Tais comunidades estão divididas em cinco associações rurais que se unem em duas cooperativas. O município também conta com aproximadamente 190 pequenos produtores tradicionais, agrupados em três associações de pequenos produtores. A população consumidora local soma cerca de 500 mil habitantes. Já existe na região uma parceria de produtores de frutas e verduras obtidas com baixo uso de agrotóxicos com cinco redes de supermercados para a distribuição desses produtos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/71292/visualizar/