Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Abril de 2011 às 11:14

    Imprimir


 O dia 25 de abril marca do Dia Mundial da Malária, instituído em 2008 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Com o tema Atingindo Progresso e Impacto, a quarta edição da celebração mostra o empenho da comunidade internacional em erradicar totalmente as mortes causadas pela malária até o ano de 2015. No Brasil, a comunidade de São José do Jabote, município de Urucará (AM), foi escolhida para desenvolvimento do projeto da BASF em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas. “Escolhemos essa região porque a incidência da malária no local é alta. Os métodos de prevenção tradicionais não puderam ser aplicados facilmente na comunidade, indicando que a malária havia se tornado tão comum quanto um resfriado”, explica a gerente de Marketing de Saúde Ambiental da BASF, Heloísa Beigin.

 O estudo teve início em 2008 com a instalação do Interceptor®, tela de proteção impregnada com inseticida de longa duração, em todas as residências da comunidade. Desde então, os casos de malária foram reduzidos a 0,12 per capita em uma população de 200 habitantes em 2010. Antes da utilização das telas, em 2007, a comunidade registrou 465 casos de malária. Naquele ano, o Jabote abrigava uma população de 132 moradores, ou seja, o índice de infecção foi de 3,52 casos por pessoa, indicando que cada morador contraiu a doença pelo menos três vezes a cada ano.

 Os efeitos positivos se espalharam pela comunidade. O ônus da malária impedia que as crianças fossem à escola com frequência. A redução nos casos de malária permitiu que as crianças voltassem às aulas. Os objetivos de alfabetização foram alcançados em apenas dois anos. Estes efeitos caracterizam uma das principais metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU, isto é, uma população mais saudável, com melhor formação educacional é a chave para o apoio sustentável à redução da pobreza.

 A tela Interceptor® é uma grande inovação, além de ser uma poderosa ferramenta no controle de mosquitos, particularmente o transmissor da malária. Vale ressaltar que a adoção dos mosquiteiros é parte de um programa desenvolvido pela BASF – Programa Integrado BASF de Controle da Malária – que está em sintonia com o Programa Global de Malária (Global Malaria Programme - GMP) da OMS (Organização Mundial de Saúde). Trata-se de um sistema aglutinante de polímero combinado com Fendona®, um inseticida de ação rápida da BASF, e aplicado diretamente às fibras das telas por meio de um processo de tratamento único, exclusivo. O sistema regula uma liberação contínua, lenta e controlada do inseticida e assegura uma eficácia de longa duração, combatendo e eliminando os mosquitos transmissores da malária mesmo após três anos de uso.

 A partir do seu compromisso em melhorar a saúde pública e do seu portfólio inovador de produtos, a BASF está convencida que seu apoio e engajamento em projetos simples e em locais que geram resultados que mudam a vida das pessoas, como aqueles vivenciados na comunidade do Jabote. O objetivo não é apenas impedir que a malária se propague, mas também fortificar as boas ideias e iniciativas que tenham impacto nas pessoas que estejam mais expostas à doença.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/94729/visualizar/