O Senhor dá força ao seu povo: o Senhor abençoa com paz ao seu povo. (Salmos, 29:11)
Repórter News
   
 
   
 
Newsletter





Ex.: 15/05/1980
Apenas números









 





Sites do Grupo:



Enviar para Amigo   |     |   0 comentário(s) (0)   |   Aumentar Texto   Diminuir Texto  

03/02/2012 | 10h23m A crise do sistema habitacional

Por Dirceu Cardoso Gonçalves   

             Mais uma vez, o programa nacional de habitação torna-se fantasia eleitoral. A Controladoria Geral da União (CGU) informa que 74% dos investimentos destinados à construção de moradias populares não se concretizam ou atrasam muito. De 4243 projetos contratados, 3140 não estão em execução por uma série de motivos, mas fazem parte da “produção” habitacional que os políticos governamentais usam, especialmente em campanha eleitoral. Constata-se, também, que o programa Minha Casa Minha Vida enfrenta problemas e, como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, a faixa mais atingida é a das famílias com renda até R$ 1,6 mil mensais.

            Desde os anos 40 do século passado, o país realiza programas oficiais pela casa própria. Primeiro as casas construídas pelas caixas de aposentadoria, depois os desfavelamentos por entidades sociais, o BNH e ultimamente os bancos que lucram com as classes mais privilegiadas. A base da pirâmide sempre foi a mais prejudicada, pois carece de aporte de recursos públicos e, mesmo assim, ainda sofre com os ataques especulativos do mercado.

            A distância é muito grande entre a vontade expressa pelo governante, seu discurso e a efetiva prática. Todos os governos de que nos lembramos explorou o mote de oferecer casa própria ao trabalhador e sua família. Em alguns momentos o acesso chegou a ser mais fácil mas não foram poucas as vezes em que o sonho se tornou pesadelo em razão das crises econômicas que baixaram o nível de emprego e das medidas de ajuste ao programa habitacional. Muitos dos mutuários do sistema hoje sofrem com os resíduos de financiamento criados nos anos 80.

            O governo do Estado de São Paulo e a prefeitura de Belo Horizonte já firmaram parcerias para custear parte do valor da moradia ao trabalhador de baixa renda. Embora fortemente combatido pelas elites econômicas, o subsídio é o único meio para garantir a moradia própria e aceitável à família de baixa renda. E os governos devem saber disso. É preciso, no entanto, facilitar esse acesso ao realmente necessitado mas, na outra ponta do processo, impedir por todos os meios que ele venda ou alugue o imóvel conseguido com benefício social. Há que se colocar na sua cabeça que dificilmente encontrará outro lugar melhor para abrigar sua família. Se mesmo assim desejar sair, que seja abrindo mão do benefício em favor de outro necessitado, mas jamais comercializando aquilo que recebeu socialmente. 

             Os governos federal, estaduais e municipais precisam se apressar com a definição de programas habitacionais mais executáveis. Ou, então, terão de continuar infinitamente com episódios como o Pinheirinho, as moradias nas encostas, os alagadiços e outros pontos insalubres de se morar. É preciso garantir ao trabalhar e a sua família o porto seguro da moradia. Mais importante do que ter para onde ir é o cidadão ter para onde voltar. E a volta deve ser para o teto seguro, digno e minimamente confortável...

 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)


Por: Dirceu Cardoso Gonçalves


Comentários   |   0 comentário(s)

Deixe seu comentário.

Comentário - Deixe seu comentário.

A imagem e a notícia
  • Gisele Bündchen posa de biquíni para nova campanha
    Gisele Bündchen posa de biquíni para nova campanha
  • Bebê com mais de meio metro e 5,2 kg nasce em Uberlândia, MG
    Bebê com mais de meio metro e 5,2 kg nasce em Uberlândia, MG
    Casos como este ocorrem em um a cada 15 mil partos, diz obstetra. Bebê está internado em observação e deve receber alta nos próximos dias.
  • Nova Mutum terá sua primeira festa alemã
    Nova Mutum terá sua primeira festa alemã
    1ª DeutschFest mutuense será realizada no domingo, 27 de maio, na comunidade de Linha Schneiders
  • Cresce o número de órfãos na cidade de Rondonópolis
    Cresce o número de órfãos na cidade de Rondonópolis
    Abandonos são motivados por envolvimento de mães com drogas
  • Bando invade garagem de ônibus e leva dinheiro do cofre
    Bando invade garagem de ônibus e leva dinheiro do cofre
    Cinco homens renderam o vigia e fizeram uma "limpeza" na empresa, no Areão


Retrospectiva

Terça-Feira, 18 de Maio de 2004 as 09:23h
Líderes do PPS realizam operação "abafa" e PP sai da "Tetra Aliança"

Agenda de Eventos
    <<
Maio / 2012
>>    
    • Dom
    • Seg
    • Ter
    • Qua
    • Qui
    • Sex
    • Sab
    • 01
    • 02
    • 03
    • 04
    • 05
    • 06
    • 07
    • 08
    • 09
    • 10
    • 11
    • 12
    • 13
    • 14
    • 15
    • 16
    • 17
    • 18
    • 19
    • 20
    • 21
    • 22
    • 23
    • 24
    • 25
    • 26
    • 27
    • 28
    • 29
    • 30
    • 31

Feriados
    <<
Maio / 2012
>>    
Não existem feriados cadastrados para esse mês

As 10 Mais

Sábado, 16 de Janeiro de 2010 as 00:32h
Ex-BBB Natália mostra novas tatuagens no bumbum

Terça-Feira, 21 de Março de 2006 as 12:55h
Prefeitura de Primavera e UFMT têm até dia 29 para definir o funcionamento da institução

Domingo, 10 de Janeiro de 2010 as 10:46h
Saiba como se inscrever para ser fiscal no concurso público do Estado

Sábado, 06 de Março de 2010 as 07:20h
Construção: Custo do metro quadrado tem alta em fevereiro

Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009 as 12:15h
Exposerra marcada para setembro em Tangará da Serra

Sábado, 02 de Abril de 2011 as 16:40h
Centenas de pessoas dão adeus a Mauricio

Sábado, 29 de Janeiro de 2011 as 01:51h
Cinco morrem em acidente no Anel Rodoviário em BH; veja as fotos

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008 as 15:01h
Oito disputarão concurso de rainha da Expomutum

Sábado, 08 de Julho de 2006 as 21:00h
Toureiro é atingido por chifrada na Espanha

Quarta-Feira, 05 de Janeiro de 2011 as 21:34h
Ariadna, do BBB 11, seria travesti e já teria feito programa na Espanha