Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 21 de Novembro de 2022 às 04:30
Por: Fernanda Fernandes

    Imprimir


#NovembroAzul, um mês de combate ao câncer de próstata, mas é importante que a saúde integral do homem seja cuidada o ano todo.


Preconceito e desinformação não devem impedir que os homens façam os exames de rotina. A partir dos 50 é importante a realização anual dos exames de dosagem de PSA e toque retal.


Você sabia que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados cerca de 65.840 mil casos novos casos da doença para 2022? Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.


O autocuidado masculino, como a ida regular ao médico, a realização dos exames preventivos de rotina e a atenção à saúde geral, possibilitam que a maioria dos diagnósticos sejam realizados antes que uma doença, como o câncer, provoque sintomas. Sendo a detecção precoce uma estratégia para que o câncer seja encontrado em uma fase inicial, aumentando as chances de um tratamento bem sucedido.


No caso do câncer de próstata, quando o tumor está mais avançado podem surgir sintomas, tais como:


 Dificuldade de urinar;
 Diminuição do jato de urina;
 Necessidade de urinar mais vezes ao longo do dia;
 Sangue na urina;
 Dores pélvicas;
 Dor ou sangramento retal;
 Perda de peso e apetite;
 Anemia;
 Cansaço;

No Brasil, o câncer de próstata é a neoplasia que mais atinge o homem, por isso, é muito importante que os homens consultem um urologista anualmente a partir de 45 anos e que mantenham hábitos saudáveis, evitando, por exemplo, o tabaco, o consumo excessivo de álcool. Além disso, é essencial a adoção da prática de atividades

físicas diárias, manter uma dieta balanceada com grãos, legumes, cereais, verduras, frutas, carnes magras e consumir de forma moderada o sal e açúcar, para que haja a diminuição do risco para vários tipos de tumores malignos, entre eles, o câncer de próstata.
Para o câncer de próstata temos novos tratamentos, inclusive para a doença avançada, novas técnicas cirúrgicas e tratamentos com cada vez menos efeitos colaterais, proporcionando inclusive mais qualidade de vida. Perder o medo, ter coragem, ter responsabilidade, se amar, se cuidar e muitas outras formas podem ser ditas, quando se fala em prevenção do câncer de próstata.


O exame de toque faz parte do exame físico de rotina do homem, assim como é auscultar o coração e checar a pressão arterial. Ele é um exame tranquilo e rápido, cujos benefícios são muito importantes para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Por preconceito e desinformação, ainda há homens que resistem às visitas ao médico. Para outros, porém, ainda há dificuldade no acesso ao especialista.


Cuide de seu estilo de vida.

Lembre-se de manter seus exames em dia, e em caso de suspeitas não deixe de conversar com o profissional de saúde que lhe acompanha.


*Dra. Fernanda Fernandes, é médica (CRM 6122 MT), especialista em Medicina de Família e Comunidade, no Centro de Saúde São José @centrodesaudesjcba, localizado no bairro Pedra 90, em Cuiabá-MT.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/4918/visualizar/