Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 23 de Novembro de 2022 às 06:36
Por: Wilson Carlos Soares Fuáh

    Imprimir


A vida noturna vivida no Centro da América do Sul é extraordinária, é só andar pelas Avenidas e Ruas de Cuiabá.

Quando a noite chega, pelas esquinas vamos encontrando homens e mulheres, um violão e uma voz cantando músicas em forma de mistura sem exclusivismos, são artistas anônimos que embalam a tristeza e a alegria de jovens baladeiros e dos boêmios, esses barzinhos se transformam em um universo de gente comum, intelectuais, políticos, estudantes, pedintes, punks, gays, gogo boys, os “bombados” puxadores de ferros das academias, as mulheres solitárias por opção ou por serem escolhedoras de infindáveis sonhos.

Os tipos desse mundo noturno cuiabano, é formado por segmentos muito misturados, são os novos baladeiros e os antigos boêmios estratificados em 2022 e que estão presentes na composição entre aquele classificados como adoradores da noite, e que fazem da sua magia um prazer individual que só termina com os primeiros raios do sol, e com o início das ações dos trabalhadores da limpeza de ruas ou o fim do trabalho dos garçons.

Mas, ao fim do dia, começará uma nova noite e logo, tudo se transforma no grande espetáculo noturno, principalmente na Praça Popular; na Av. Vargas, na Av. Rubens de Mendonça e Av. Mato Grosso.

Mas existem vários outros pontos desta cidade festiva, é só escolher. São lugares de gente bonita e alegre onde tudo se come e tudo se bebe, o som do falatório das mesas que se misturam ao som de um violão, misturando os risos fáceis que estão estampados nas faces comemorativas, nesse mundo noturno, todos sabem que sempre há espaço para um novo par ou enfim, o fim de um ser solitário.

Nesta cidade existe um grande painel de pessoas que tem hábito noturno, tudo aqui é assim, o brilho dos olhos dos seres noturnos clareiam qualquer escuridão das almas apagadas, e isso é muito legal, cada pessoa traz uma história diferente, e um modo de vida mundo raro, mas para quem gosta de aprender coisas novas, ande e observe este mundo noturno cuiabano, mas antes de ir, saiba que o importante se dispor a compartilhar histórias e estarem abertas as coisas novas e sem preconceito, porque cada pessoa traz consigo uma história individualizada e que não é a sua.

Ninguém vive sozinho nesta cidade, a não ser por opção. Em todo canto existem pessoas dispostas a ser um sócio que está em busca da felicidade, porque os sentimentos noturnos estão expostos e a sua escolha.

Às vezes há dificuldade de se fazer amizade por não saber abrir espaços para outras pessoas, antes de prejulgá-las, o importante é aceitar o ambiente dessas pessoas e estar disponível para ouvi-las, perder um pouco dos seus minutos para dar atenção, enfim às vezes somos nós que temos que mudar para aprender. Às vezes os costumes criam as barreiras que dificultam o poder de interagir facilmente, mesmo quando do outro lado deparamos com uma pessoa solícita.

O importante é saber selecionar, ou saber quando se devem interromper os relacionamentos, se convenientes ou inconvenientes, mas muitas vezes as barreiras são colocadas de imediato em função de imagens desiguais aos iguais, ou por estereótipos não desejados.

Nós nascemos de uma solidão, mas durante a vida passamos a ser um colecionador de amigos e amigas. Podemos viver uma vida inteiramente à procura de um amigo e não o encontrar, por isso é que cada estranho é um potencial amigo, não devemos desprezar uma possibilidade de amizade que é tão rara.

O importante é saber que o amor só pode ser rachado ao meio com quem queira recebê-lo, muitos ainda não entenderam que o amor é o maior presente de Deus nos deu, e mesmo não podendo obrigar as pessoas a querê-lo, é a única coisa que quanto mais se dá, mais aumenta e faz bem.

Muitos acreditam que cuidar do lado espiritual é isolar-se, mas na verdade é o contrário, as descobertas trazem em si, a obrigatoriedade de compartilhar e quando menos percebemos estamos rodeados de pessoas e jamais sozinhos, a certeza é que nunca seremos felizes isolando em nosso egoísmo.

A vida nada mais é do que uma oportunidade de realizar nossos objetivos mais íntimos e secretos, mas muitos não sabem que o caminho que estão percorrendo é o caminho a ser desvendado e a nossa aventura começa ao nascermos, e tenha certeza que não no final do caminho que mora a felicidade, mas sim, e cada pedaço da sua caminhada.

Cada um de nós é um construtor particular dos nossos próprios destinos, às vezes não escolhemos o melhor destino, por opção, ou por não ter opção. As oportunidades não são iguais para todos, saiba disso, antes de passar a vida toda escolhendo e não saber decidir.

As pessoas verdadeiramente poderosas são aquelas que são capazes de vencer os seus próprios medos, porque seus monstros interiores existem somente em suas imaginações. Se conseguirem romper as amarras que as prendem em conceitos e convenções, e agir de acordo com suas próprias convicções, com certeza será mais feliz e não perderá as oportunidades de relacionamentos que a vida lhe proporciona.

Boas noitadas, para aqueles que gostam da noite.

Wilson Carlos Soares Fuáh é economista.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/4920/visualizar/