Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 11 de Fevereiro de 2011 às 21:01

    Imprimir


A constatação foi feita pela Equipe 2 do Rally da Safra 2011, que hoje chega a Campo Grande (MS). Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT), a média no médionorte é de 50,3 sacas colhidas por hectares. Porém, segundo a expedição, em outras regiões o veranico ocorrido em dezembro ainda preocupa. Ao longo da semana, a equipe que partiu de Cuiabá no dia 7 de fevereiro colheu mais de 50 amostras de soja precoce em municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

No Estado, 33% da produção de soja é precoce. Análises de soja convencional começam a ser feitas no final de fevereiro e início de março com a Equipe 3. De acordo com o coordenador da Equipe 2, André Debastiani, os integrantes da comitiva foram divididos em três grupos, em que cada um segue para um município e se encontram em um outro à noite. A equipe que encerra a expedição hoje, em Campo Grande (MS), passou pelos municípios mato-grossenses de Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Guiratinga, Campo Verde, Tesouro, Pedra Preta, Itiquira, Alto Taquari, Alto Garças e Alto Araguaia.

“As lavouras visitadas pela Equipe 2 são consideradas boas. Em Mato Grosso constatamos boa produtividade na região médionorte. Ouvimos de alguns produtores mato-grossenses reclamações sobre o período de estiagem vivenciado no início do plantio da soja, que acabou reduzindo um pouco o potencial de colheita, contudo o desenvolvimento da safra 2010/2011 tem ocorrido normalmente”. Levantamento realizado pelo Imea-MT realizado até 3 de fevereiro revela que dos 6,413 milhões de hectares plantados de soja, apenas 7,3% já foram colhidos, o equivalente a 468,1 mil hectares.

Até a ocasião, 4,07 milhões de toneladas haviam sido colhidas. Conforme Debastiani, até o momento as chuvas caíram na medida certa em Mato Grosso. Ele salienta que a estiagem dos últimos dias ajudou no aceleramento da colheita. “Os produtores de soja estão aproveitando esta estiagem para colher e nos próximos dias deveremos ter um avanço na questão”.

FERRUGEM

O Estado possui registrado até o momento, de acordo com dados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), 13 casos de ferrugem asiática. O coordenador da Equipe 2 do Rally da Safra 2011 comenta que foi constatado o controle da praga. “O produtor está mais consciente com os riscos que corre se não controlar as pragas. Nesta safra não deveremos ter tantos problemas como nas anteriores”, acrescenta.

A próxima equipe a percorrer Mato Grosso será a Equipe 5, a qual vai verificar a produção de soja convencional, algodão e milho. A largada será dia 27 de fevereiro em Cuiabá. Serão visitados os municípios de Diamantino, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Sorriso, Sinop, Tabaporã, Santa Carmem, Cláudia, Itaúba, Feliz Natal, Vera, Diamantino,Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio e Comodoro.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/102348/visualizar/