Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 17 de Dezembro de 2010 às 07:13
Por: Jean Campos

    Imprimir


A Justiça Eleitoral mato-grossense diplomou ontem o governador Silval Barbosa (PMDB), os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), 24 deputados estaduais e oito deputados federais eleitos no pleito de 2010. Presidida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos, a solenidade aconteceu no Cenarium Rural (Famato) e foi prestigiada por cerca de 1200 pessoas. Ao todo, 67 candidatos entre titulares e suplentes foram diplomados.

Escolhido pelo critério de número de votos para discursar em nome dos candidatos eleitos, Blairo Maggi agradeceu a expressiva votação que ultrapassou um milhão de votos e elogiou a atuação do TRE na fiscalização e condução da eleição. “Podem ter certeza de que os candidatos eleitos estão aqui renovando os compromissos feitos durante a campanha”, disse o ex-governador, primeiro a proferir a palavra. Antes de ser diplomado, Pedro Taques lembrou-se das dificuldades encontradas para alcançar seu mandato.

O governador Silval Barbosa (PMDB) também agradeceu os votos que lhe rendaram a reeleição com 51,21% da preferência do eleitorado. O peemedebista prometeu trabalhar nos próximos quatro anos para atender à expectativa da população. “Vou me empenhar para atender aos anseios não só daqueles que votaram em mim, mas também daqueles que elegeram os dois senadores e daqueles que não votaram na minha coligação”, discursou.

Silval também apontou desafios para a administração. “Temos que fazer melhor do que já foi feito. O Estado está crescendo economicamente e as políticas públicas precisam acompanhar esse ritmo. Temos que fazer bonito e realizar uma grande Copa do Mundo em 2014”, reforçou o líder do PMDB.

Além disso, o governador reeleito parabenizou o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, pela condução do processo eleitoral. “Os dois turnos da eleição em Mato Grosso servem de exemplo para todo o Brasil”, finalizou Silval Barbosa, aplaudido.

O desembargador Rui Ramos foi o último a discursar. O magistrado destacou o papel da eleição para a consolidação de uma sociedade democrática. “A opção foi feita pelo eleitor, e eles estão cada dia mais exigentes. Que a população continue nos auxiliando na fiscalização do processo eleitoral”, disse o presidente do TRE. A Justiça Eleitoral finalizou ontem, com a diplomação, o trabalho administrativo. A partir de agora, a Eleição 2010 será tratada apenas de forma judicial.

A mesa de honra da cerimônia de diplomação foi composta pelos membros do Pleno do TRE, pelo governador Silval Barbosa, o senador Jayme Campos (DEM) e o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), e o presidente da OAB, Cláudio Stábile.

Vários suplentes de deputado estadual e federal não compareceram à solenidade, entre eles as candidatas a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) e Serys Slhessarenko (PT), e o suplente de deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que perdeu a cadeira no parlamento um dia antes da diplomação.

Após o ato de diplomação, os candidatos eleitos devem encaminhar o documento aos órgãos para o qual foram eleitos. A posse do governador e vice-governador está marcada para primeiro de janeiro, na mesma data que a posse da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Já na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, a posse está marcada para o dia 1 de fevereiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/107555/visualizar/