Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 09 de Dezembro de 2010 às 16:12

    Imprimir


Com o intuito alavancar a produção de frutas, legumes e verduras em Mato Grosso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (SEPE/MT), através do Programa de Desenvolvimento Regional - MT Regional em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Embrapa), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), não mede esforços em busca de incentivar e fortalecer a cadeia produtiva de hortifruticultura no Estado.

Prova disso, são os cursos de capacitação continuada módulo I e II aplicados nos municípios de Tangará da Serra, Sinop, Cáceres, Campo Verde e Nova Xavantina que envolveu os 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, atingindo os 141 municípios. Além dos cursos, o município de Sorriso realizou pela primeira vez o ‘Encontro Regional de Hortifruticultura Sustentável’. A meta do Governo é aumentar a produção de frutas, verduras e legumes, incentivando principalmente os pequenos produtores, para atender a demanda local.

De acordo com o secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos do MT Regional, Renaldo Loffi, Mato Grosso tem um potencial enorme para produzir hortifruti e comercializar dentro e fora do Estado. Para incentivar a produção, o MT Regional conseguiu parceria com empresas âncoras em prol do fortalecimento da cadeia produtiva. “Para se ter uma ideia, desde a implantação do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional em 2007 até o ano de 2010, o MT Regional articulou parceria com 12 empresas âncoras; já realizou junto a Embrapa sete cursos de capacitação continuada capacitando 450 técnicos. Foram aprovados 193 projetos DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) com o Banco do Brasil. Foram realizados cinco projetos de irrigação em parceria com o Ministério da Integração Nacional e foram adquiridos, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa), 22 processadores de frutas”, destacou o secretário otimista.

O coordenador da cadeia produtiva da fruticultura do MT Regional, Rodrigo Furquim, explica que a capacitação é a melhor forma de incentivar técnicos e produtores a investirem na cultura da fruticultura porque já foi comprovada que é rentável no Estado. “Nossa missão é despertar nos produtores o interesse em plantar frutas. Ajudá-los a ter uma renda melhor e uma produção viável. Mostrar a viabilidade do cultivo de frutas e ajuda-los com a supervisão de técnicos capacitados para dar total suporte no que precisarem”, frisou Furquim.

PARCERIAS

A Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE/MT) trabalha com a união de esforços da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Embrapa), Ministério da Agricultura (MAPA), secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Sociedade Mato-grossense de Fruticultura, Federação da Agricultura e Pecuária






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/108340/visualizar/