Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 30 de Novembro de 2010 às 22:39
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


O primeiro levantamento do Índice de Desenvolvimento Social Municipal (IDS-MS), divulgado nesta terça-feira (30) pelo presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR), deve gerar polêmica entre os prefeitos de alguns municípios mato-grossenses que tiveram o valor do repasse reduzido, conforme já prevê Savi. “Vai haver pressão de tudo quanto é lado”, declarou.

O projeto, de autoria do ex-deputado José Riva (PP), já foi sancionado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e deve ser colocado em prática somente em 2012, após muita discussão entre Assembleia, o governo e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), sob Pedro Ferreira. A idéia central é ajudar os municípios mais pobres.

Levando em consideração o volume arrecadado, Cuiabá deverá ser beneficiada com mais recursos, já que detém 19% da população do Estado e recebe como “retorno” apenas 15% da receita total, conforme explicou o presidente da AL. Com isso, além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) outros pontos contribuirão para a divisão “justa” da receita.

Por outro lado, tem municípios que sofrerão com a redução drástica do repasse levando em conta quatro critérios analisados pelo IDS-M nos anos de 2008 e 2009, sendo eles: renda, educação, saúde e meio ambiente. No topo da lista está Alto Taquari e Primavera do Leste, podendo perder recursos do chamado “bolo” tributário.

Dos 141 municípios mato-grossenses, Cuiabá está na 81ª colocação, situação esta de desvantagem em relação às necessidades da população diante dos quatro critérios considerados. “No critério renda Cuiabá caiu muito e isso (novo índice) ajudará muito a capital”, pontuou Savi.

Sobre a contrariedade dos gestores de alguns municípios diante do possível “corte”, o deputado Antônio Azambuja (PP) avalia que “o município pode até não querer, mas a AL, o governo e a AMM têm obrigação de dividir os recursos de uma forma justa”. Ocorre, segundo ele, que da maneira como são distribuídos os recursos só ajuda aqueles que já apresentam crescimento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/109235/visualizar/