Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Novembro de 2010 às 09:38
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


A deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) pretende, após concluir o mandato e deixar a direção do PSDB, se dedicar à memória do marido Dante de Oliveira, ex-governador e autor do movimento “Diretas Já” pela redemocratização do país. Por isso, a líder tucana já descartou, inclusive, disputar a Prefeitura de Cuiabá.

“Quero me dedicar ao Memorial e ao Instituto Dante de Oliveira”, disse, ao argumentar que hoje os alunos não têm onde pesquisar sobre o trabalho desempenhado pelo maior liderança da legenda tucana. Dante faleceu em 2006 vítima de uma infecção generalizada após sofrer de pneumonia.

O Memorial Dante de Oliveira, onde haverá um acervo com toda a trajetória política do homem das Diretas Já, será construído num parque que fica em uma área de mais de 75 hectares na região do bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

Dante cursou engenharia civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nos anos 1970 e fez parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1976 retornou à cidade natal, onde se candidatou a vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas não conseguiu se eleger.

Dois anos depois foi eleito deputado estadual (1979). Com a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao PMDB. Em 1983, assumiu o mandato de deputado federal e no mesmo ano apresentou projeto de emenda constitucional propondo o restabelecimento da eleição direta em todos os níveis e marcando para 15 de novembro de 1984 a eleição para presidente da República.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/109852/visualizar/