Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 20 de Novembro de 2010 às 12:00
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Pedro Ferreira, presidente da AMM, avalia se disputa reeleição ou se apoia Manoel devido a acordo feito há 2 anos
Pedro Ferreira, presidente da AMM, avalia se disputa reeleição ou se apoia Manoel devido a acordo feito há 2 anos

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Pedro Ferreira (PP), prefeito de Jauru, vive uma incógnita sobre a eleição que vai renovar a diretoria da entidade, que hoje tem 136 das 141 prefeituras associadas. Há dois anos, no gabinete do então governador Blairo Maggi (PR), que interferiu para "costurar" a unidade e evitar embates eleitorais, Pedro fez compromisso de ser candidato do grupo e, depois, não mais concorrer à reeleição. Ficou combinado que no pleito seguinte poderia aderir a campanha de Manoel Freitas (PR), prefeito de Terra Nova do Norte e vice-presidente da entidade. A partir daquela reunião, Joemil Araújo (PMDB), de Rosário Oeste, e o próprio Manoel "jogaram a toalha".

Agora, Pedro está disposto a cumprir o acordo, mas chegou a conclusão de que, com Manoel como candidato, o grupo será derrotado. Trata-se de um gestor que não está conseguindo as adesões esperadas, embora ainda tenha dois meses pela frente para viabilizar o projeto. O mais bem articulado de três candidatos que já estão em campanha é Meraldo Figueiredo Sá, de Acorizal, um dos municípios da Baixada Cuiabana. Ele é do mesmo PR de Manoel. Meraldo tem apoio do ex-presidente da AMM por dois mandatos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, ex-secretário de Projetos Estratégicos do governo Maggi, ex-prefeito de Nova Marilândia e eleito neste ano primeiro-suplente de senador do ex-governador.

O curioso na eleição da AMM são as articulações externas. Geralmente governador e deputados se envolvem na disputa como se tivessem direitos a voto. Meraldo já bateu a porta do deputado cassado José Riva, que foi eleito para o quarto mandato. Pediu apoio de Riva, que detém "controle" do voto de vários prefeitos. Riva adiantou que vai apoiá-lo. Manoel fez o mesmo e ouviu do cacique do PP que ficaria neutro. A eleição acontece em final de janeiro para mandato de dois anos.

Por enquanto, podem ser considerados candidatos o presidente Pedro, o vice Manoel, Meraldo e Nilson Borges Borgato (PP), de Glória D´Oeste. Os prefeitos tentam composição também levando em considerando as composições partidárias. Nesse caso, o PP teria dois no páreo: Pedro e Borgato, assim como o PR, com Manoel e Meraldo.

Municipalismo

A AMM tem uma receita anual de aproximadamente R$ 9 milhões. Dos municípios mato-grossenses, somente cinco não estão associados à entidade, entre eles Nova Ubiratã, Planalto da Serra e Arenápolis. Conta com 80 funcionários, incluindo quatro que atuam no escritório de representação em Brasília. Pedro Ferreira evita comentar o processo eleitoral. Considera que ainda é cedo para ter uma definição. Quanto à entidade, destaca que as maiores conquistas de sua gestão foram a união dos gestores, a parceria com o governo estadual que resultou na doação de dezenas de máquinas pesadas aos municípios, avanço no transporte escolar e qualificação da equipe que conduz as prefeituras, com o trabalho de técnicos, assessores jurídicos e engenheiros dos quadros da AMM.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/110276/visualizar/