Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 10 de Novembro de 2010 às 15:47
Por: Flavia Bemfica

    Imprimir


O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), embarca na próxima quinta-feira, dia 11, para uma viagem de dez dias por Espanha e Portugal. Segundo ele detalhou nesta quarta-feira, a viagem tem três objetivos: atração de investimentos e projetos, observação de formas de participação popular e controle público do Estado e apreciação do desenvolvimento econômico regional e social. Hoje, Tarso anunciou a instalação oficial da comissão que trata da transição do governo no Rio Grande do Sul.

Desde a terça-feira a comissão está fisicamente instalada na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), que fica no bairro Tristeza, zona sul de Porto Alegre. É no local que seguem sendo feitos os encaminhamentos sobre a formação do novo governo e onde os dados da atual administração são recebidos e analisados.

A comissão, que trabalha ainda na confecção de diagnósticos sobre a situação do RS e a estrutura do poder público, está dividida em cinco grupos. O grupo 1 inclui as áreas de Saúde, Fazenda, Desenvolvimento Rural, Gabinete de Prefeitos, Justiça e Direitos Humanos. O grupo 2 abrange as áreas de Esporte e Lazer, Obras Públicas, Gabinete do vice-governador, Planejamento e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento. O grupo 3 inclui Saneamento e Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Turismo, Comunicação e Secretaria Geral de Governo.

O grupo 4 é integrado por Agricultura, Administração, Casa Civil, Cultura, Mulheres e Conselho de Desenvolvimento. O grupo 5 abrange as áreas de Infraestrutura, Trabalho e Desenvolvimento Social, Economia Solidária, Ciência e Tecnologia e Procuradoria Geral do Estado. Enquanto Tarso estiver em viagem, a coordenação dos trabalhos caberá ao vice-governador eleito, Beto Grill (PSB), que será assessorado diretamente por três petistas, entre eles o futuro secretário do Planejamento, João Motta.

De acordo com o Carlos Pestana, que já foi anunciado como chefe da Casa Civil do novo governo, a equipe pretende concluir e apresentar seus levantamentos até 11 de dezembro. Ainda nesta quarta, Tarso anunciou mais um integrante do secretariado. O deputado reeleito e presidente estadual do PTB, Luis Augusto Lara, será o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social. O nome de Lara havia sido indicado formalmente pelo PTB na terça-feira. O partido indicou ainda o deputado federal Luis Carlos Busato para a Secretaria de Obras, e o estadual Aloísio Classmann, para a Secretaria de Economia Popular e Apoio à Micro e Pequena Empresa.

Tarso, porém, só confirmou Lara. Tanto a indicação do nome por parte dos petebistas como a sua confirmação foram apontadas como uma resposta às pretensões do PDT. Os pedetistas gaúchos, que na eleição para o governo integraram a coligação adversária de Tarso, encabeçada pelo PMDB, agora articulam seu ingresso no futuro governo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/111186/visualizar/