Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 12 de Agosto de 2010 às 19:03

    Imprimir


Viajar, conhecer novas culturas, adquirir fluência em outros idiomas. Elementos que tornam o intercâmbio uma experiência singular, cujo crescimento é significativo no Brasil e em Cuiabá. Para se ter uma ideia, no ano passado, 90 mil brasileiros fizeram intercâmbio em outros países. Para 2010, a previsão é de que cerca de 126 mil pessoas façam o mesmo, número 40% maior do que em 2009.

Os destinos são variados, mas prevalecem Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Para o consultor Valeriano Martins, que há mais de 20 anos atua no segmento de intercâmbio, uma experiência como essa traz a possibilidade de crescimento pessoal e aguça para o conhecimento. “Quando falamos que ao fazer uma viagem para outros países, passamos a enxergar o mundo de outra forma é justamente porque aprendemos vivenciando. Falar um único idioma com pessoas do mundo inteiro é fascinante”, comenta Martins, que aos 8 anos fez sua primeira viagem com um grupo para Disney. Ele diz que aquela viagem abriu seus horizontes e despertou nele o interesse de buscar, quando adulto, trabalhar com viagens.

Para Katyane Reck, sócia de Valeriano na BTS Viagens e Intercâmbio, cada vez mais, é importante a experiência de uma viagem internacional e quando nesta está incluída a prática de idiomas, o resultado é muito positivo. “Conviver com outras culturas nos traz mais flexibilidade, mais consciência do respeito às diferenças, alcançando mais sucesso profissional e pessoal”, destaca ela, que já viajou por vários países em programas de intercâmbio.

Programas – Para os especialistas, os programas de intercâmbio são oportunidades importantes de conhecimento. Segundo Valeriano, cada viagem deve ser programada de acordo com os anseios de cada um. “Hoje podemos oferecer programas personalizados, que não sejam engessados”, destaca ele.

High Scholl, por exemplo, é um programa de intercâmbio cultural voltado para jovens entre 15 e 18 anos, que estão cursando o ensino médio no Brasil e queiram cursar um semestre ou dois em outro país sem perder o ano letivo. Existe também o pré-intercâmbio, em que adolescentes de 13 anos viajam para outro país, estuda 3 semanas e passeia 1 semana.

Já o Grupo de férias atende a pessoas que pretendem aprender ou aprimorar seu inglês em viagens para o exterior, além de participar de atividades culturais, esportivas e excursões.

Um dos programas que atrai muitos interessados em Mato Grosso, Estado com forte atuação no agronegócios, é o Farm Stay, uma combinação de inglês com estadia na fazenda a fim de conhecer termos técnicos, tecnologias empregadas.

Au Pair destina a jovens que querem aliar os estudos ao trabalho, cuidando de crianças em casa de família.

Para estudantes que querem fazer programa de Estágio, tem a opção de estudar e fazer estágio não remunerado em empresa de sua atuação.

O Executivo reúne cursos de idiomas voltados para diferentes áreas de profissionais, somados a worshops e visitas técnicas a empresas.

No programa Individual, o estudante monta seu roteiro, escolhe o país, tempo de duração, data do embarque, escola, tipo de acomodação. “Neste programa, uma das características mais importante é a flexibilidade”, comenta Valeriano, acrescentando que cabe a empresa de intercâmbio providenciar a partir da escolha do estudante, proporcionando uma estadia tranqüila, sem surpresas desagradáveis. “A experiência resultante de viagens traz mais segurança para quem trabalha no setor de intercâmbio. Quando você já conhece de perto os lugares, é muito mais seguro”, finaliza Katyane.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119167/visualizar/