Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 09 de Agosto de 2010 às 23:34

    Imprimir


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) receberá R$ 5 milhões até o fim deste ano para serem aplicados integralmente na sua reestruturação e reforma. A medida é uma antiga reivindicação dos extensionistas rurais de Mato Grosso, e foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Bezerra [PMDB].

Bezerra deu a notícia a representantes das nove regiões administrativas da Empresa, existentes no Estado, durante reunião que contou também com a presença do governador Silval Barbosa, candidato à reeleição pelo PMDB.

“Nós vamos construir a sede própria da EMPAER, pois já temos o dinheiro que conseguimos para isso, mas também já temos o compromisso do governador Silval Babosa para realização de concurso público, pois há necessidade de aumentar o quadro de servidores dessa importante empresa, já que hoje há poucos técnicos e isso sem falar que também  precisamos melhorar as condições de trabalho desses técnicos, tanto no que se refere às pesquisas como principalmente a condição salarial desses servidores”, avaliou o deputado Bezerra.

Na ocasião os técnicos da EMPAER entregaram uma carta de reivindicação ao governador Silval e a Carlos Bezerra. O diretor técnico da EMPAER, Almir Souza, disse que do conteúdo desse documento constam quatro itens fundamentais para o desenvolvimento da Empresa em Mato Grosso, como mudança da natureza jurídica atual da EMPAER para uma empresa pública sem fins lucrativos, para facilitar a captação de recursos dos governos Estado e federal; realização de concurso público para a contratação de cerca de 860 servidores, sendo mais de 570 técnicos para atuarem nas áreas de pesquisa e extensão rural; implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários na EMPAER; e a Construção da sede própria da Empresa.

“Essa sede será realidade graças a essa emenda que o deputado Carlos Bezerra garantiu aqui e terá três pavimentos, distribuídos em três mil metros quadrados”, adiantou Almir Souza.

Ainda de acordo com o diretor técnico, com o cumprimento deste compromisso assumido por Silval e Bezerra será possível adequar a EMPAER à estrutura dos 15 consórcios intermunicipais, além de permitir ampliação da atuação da Empresa, que hoje atende a 133 municípios, passando assim, a beneficiar os 141 municípios mato-grossenses.

Mato Grosso é um Estado agrícola e 75% dos estabelecimentos rurais são de agricultura familiar. Atualmente, de um total de 140 mil agricultores familiares, 90 mil são de famílias assentadas e as outras 50 mil são famílias tradicionais. Em 2009, a EMPAER atendeu cerca de 33,7 mil agricultores familiares, o que correspondeu a 24% dessas 140 mil famílias de agricultores familiares. Com essas medidas a EMPAER pode passar para 92 mil famílias, ou 65% do total que existe hoje.

Cabe a EMPAER, que é uma empresa pública do governo de Mato Grosso, prestar os serviços de assistência técnica e extensão rural e de e pesquisa.

“Nós já sentimos tanto no deputado federal Carlos Bezerra, na Teté Bezerra e no governador Silval Barbosa esse comprometimento de fazer com que a Empresa venha a se fortalecer para garantir esses serviços aos agricultores familiares”, completou o diretor técnico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119608/visualizar/