Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 17 de Agosto de 2013 às 16:08

    Imprimir


Josi Pettengill/Secom-MT
Barbosa: governador assinou ordem de serviço em hospital
Barbosa: governador assinou ordem de serviço em hospital
O governador Silval Barbosa assinou a ordem de serviço para a instalação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Rondonópolis (a 210 km de Cuiabá), sendo 10 leitos de UTI pediátrica e 10 de UTI adulta. 


 
A capacidade da unidade será triplicada, levando em consideração que, atualmente, o hospital conta com apenas 10 leitos para atender quase meio milhão de pessoas de 19 municípios vizinhos.


 
A situação do hospital foi alvo de várias intervenções do Ministério Público de Mato Grosso, por meio da 1ª e 4ª Promotorias de Justiça Cível de Rondonópolis. 


 
O município, com quase um século de existência e com pouco mais de 195 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é responsável pelo segundo maior PIB do estado de Mato Grosso. Porém, até hoje não tem UTI pediátrica.


 
A situação já levou à morte pelo menos dez crianças nos últimos dois anos por falta de atendimento, conforme investigação do Ministério Público.


 
Em abril deste ano, o promotor de Justiça Ari Madeira Costa entrou com pedido de execução provisória de sentença contra o Governo do Estado, diante do descumprimento da sentença resolutiva de mérito que determinava a implantação de leitos de UTI pediátrica no município.


 
A medida judicial resultou no bloqueio das contas do Estado no valor de R$ 4,5 milhões. A ação, que está em fase de execução, foi ajuizada em 2011. No mesmo ano, outra medida judicial foi proposta com a finalidade de ampliação de leitos de UTI neonatal.


 
A solenidade da assinatura para o início das obras realizada ontem (16), contou com a presença dos promotores de Justiça Ari Madeira e Joana Bortoni Ninis; além de autoridades políticas e da comunidade em geral.


 
O hospital regional, administrado desde agosto de 2011, pelo Hospital São Camilo, realiza mensalmente 550 cirurgias e 17 mil atendimentos ambulatoriais, e conta com os trabalhos de 102 médicos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/12032/visualizar/