Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 03 de Agosto de 2010 às 06:53
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) foi o primeiro cidadão do Estado a responder simbolicamente às perguntas do censo 2010. Para Silval, que é candidato à reeleição, o censo vai mostrar como o Mato Grosso teve avanços e melhorias nos último oito anos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aproveita a representatividade da figura do governador para dar o pontapé na pesquisa no Estado. Na verdade, Silval é o primeiro a responder às 21 perguntas simbolicamente. Os recenseadores já começaram a aplicar o questionário do domingo, dia primeiro de agosto.

Em sua residência, em Cuiabá, o governador recebeu uma equipe do IBGE, além do chefe da unidade do Instituto em Mato Grosso, Delvaldo Benedito de Souza. Silval aproveitou o momento para conclamar toda a população a atender os recenseadores. “São informações importantes para saber sobre o Brasil e especialmente sobre Mato Grosso. Veremos o quanto avançamos. Além disso, o censo servirá de base para o planejamento de políticas públicas do Estado, pois traçará o perfil do cidadão em cada região”, disse o governador.

Para corroborar a afirmação de que Mato Grosso avançou nos últimos anos, Silval citou uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Essa pesquisa mostrou que existiam 630 mil pessoas na linha da pobreza em Mato Grosso, e nos últimos anos 277 mil já saíram da linha da pobreza. Isso tudo o censo irá mostrar”, argumentou o governador.

Como chefe do Executivo, o peemedebista também avaliou que o Estado está inserido no processo de globalização. “Este é o quatro censo pós-divisão do Estado e o resultado mostrará um Estado muito diferente daquele de 40 anos atrás. Temos o Estado do agronegócio, mas também forte em ciência e tecnologia”, disse Silval.

Silval foi eleito em 2006 como vice de Blairo Maggi (PR), que deixou o cargo em março deste ano para ser candidato a senador. Silval tenta agora puxar para si as conquistas do governo e continuá-las, já que acompanhou todo o processo como vice-governador.

O chefe do IBGE no Estado ressaltou que os dados serão importantes não só para os órgãos públicos, mas também para as empresas privadas, que poderão conhecer melhor o perfil dos brasileiros. “Essa é a pesquisa mais completa sobre os brasileiros. Nenhuma outra empresa ou instituto fará uma pesquisa como essa”, ressaltou.

O censo é realizado de 10 em 10 anos com o objetivo de conhecer a realidade de vida da população em cada município do Brasil. O levantamento começou no domingo e vai até o dia 31 de outubro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120411/visualizar/