Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Julho de 2010 às 08:31
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, através do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, realizou na última semana em Nova Olímpia, um curso para formação de brigadistas no município.

Segundo o coordenador Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Nova Olímpia, Valdecir dos Anjos – Braddock, quem articulou o curso no município, 20 voluntários entre representantes da sociedade civil organizada, assentamentos, Itamarati e funcionários públicos participaram da capacitação realizada entre os dias 28 de junho e 3 de julho. “Eles aprenderam a teoria e a prática e a partir de agora, se houver o interesse do município, poderão formar a primeira turma de brigadistas em Nova Olímpia”, disse, ressaltando, porém, que esses voluntários estão aptos a desenvolverem seus trabalhos também de forma particular (por exemplo nas empresas onde atuam). “Eles já estão capacitados para atuarem no plano de emergência, no enfrentamento das queimadas e incêndios florestais que tendem a se agravar no período de estiagem”, disse, completando ainda que estes podem auxiliar a equipe de bombeiros em caso de situação de combate a incêndio em locais onde lamentavelmente não existam bombeiros. O curso foi realizado por oficiais da Defesa Civil da Capital.

SAIBA MAIS - É comum o Brigadista ser confundido com o Bombeiro Civil. Mas, o Brigadista é um profissional com conhecimento especifico para realizar a segurança dentro de uma empresa. Ele recebe uma carga de conhecimento, mas não deixa de realizar a sua função principal para a qual foi contratado, brigadista só nas horas vagas e para acionamento de um plano de emergência.

Estes consistem em um grupo organizado de pessoas treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de um local preestabelecido. O objetivo da criação desta atividade é proteger a vida e o patrimônio, reduzindo as conseqüências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/123659/visualizar/