Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Junho de 2010 às 15:14

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) completará, no dia 29 de junho, quatro décadas e meia de lutas e conquistas. E a categoria vai comemorar neste sábado (26), às 21h, no Sest/Senat, na Av. Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

Plano de carreira para todos os profissionais da educação, Leis de Sistema Educacional e de Gestão Democrática são algumas das conquistas obtidas ao longo de quase meio século de fundação. “A trajetória da entidade demonstra a importância do Sintep/MT não só na história dos trabalhadores da educação, mas na formatação de um projeto de sociedade mais justo”, considera o presidente, Gilmar Soares Ferreira.

O sindicalista ressalta ainda o protagonismo do Estado em políticas públicas relevantes para a Educação. “O debate sobre o Sistema Único de Ensino, por exemplo, foi pautado por Mato Grosso, como resultado da organização da categoria”, lembra. Além disso, a profissionalização dos funcionários de escola também teve origem em território mato-grossense. “O Profuncionário, criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2006, é baseado no pioneiro Programa Arara Azul, fruto da luta do Sintep/MT”.

Como desafio, ele cita a ampliação e fortalecimento da organização sindical nas redes municipais. “Os direitos conquistados nesse âmbito ainda são limitados, por conta de posicionamentos contrários de alguns gestores nos municípios”, frisa. Mas, de acordo com Gilmar Soares, a perspectiva para o futuro é positiva. “A luta é permanente, os desafios sempre vão existir e são fundamentais para novas conquistas”, avalia.

Atuação social - A extensão de ações do Sintep/MT junto aos demais movimentos sociais tende a ganhar força. A entidade participa de várias comissões e fóruns ligados à erradicação do trabalho escravo, saúde, igualdade racial, dentre outros assuntos. A expectativa é ampliar cada vez mais a presença do Sindicato, a fim de contribuir para as discussões acerca das políticas públicas em diversos segmentos sociais. “Nossa preocupação engloba a sociedade de um modo geral, seus anseios, direitos e questões que estejam ligadas à pluralidade e igualdade”, conclui.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126252/visualizar/