A velejadora americana de 16 anos, que foi encontrada nesta sexta-feira à deriva no Oceano Índico, provavelmente irá desistir de seu sonho de velejar ao redor do mundo sozinha.

Jeff Casher, o porta-voz da família de Abby Sunderland, disse que o barco da adolescente foi severamente danificado e que poderá ser afundado no mar, em vez de ser rebocado para terra e recuperado.

A garota já foi localizada por autoridades da Austrália, após passar mais de 20 horas sem se comunicar com a família nos EUA.

O mastro da embarcação de Abby foi danificado por ondas de nove metros, interrompendo o contato. As equipes de resgate australianas esperam resgatá-la ainda esta noite.

Volta ao mundo

Abby começou sua travessia em 23 de janeiro, na Marina del Rey, em Los Angeles, em uma embarcação de 12 metros. Ela tenta ser a pessoa mais jovem a navegar ao redor do mundo sem paradas. Seu irmão, Zac, chegou perto de bater o recorde quando tinha 17 anos.

Logo depois da partida, ela enfrentou problemas com equipamentos e teve que parar para efetuar reparos. Em abril, ela desistiu de bater o recorde, mas continuou a jornada.

Abby deixou a Cidade do Cabo, na África do Sul, na segunda-feira (7), e estava na metade do trajeto.