Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Junho de 2010 às 02:21

    Imprimir


Getty Images
Há indícios de que o elevado número de cesarianas esteja relacionado com remuneração, agenda profissional e planejamento
Há indícios de que o elevado número de cesarianas esteja relacionado com remuneração, agenda profissional e planejamento
Uma pesquisa inédita do CFM (Conselho Federal de Medicina) ajudará a entender o alto número de cesarianas realizadas no Brasil.

Nomeada Pesquisa Médica sobre Assistência Obstétrica na Saúde Suplementar, organizada pela Comissão de Parto Normal do CFM, a coleta de dados terá início nesta terça-feira (8) e tem como alvo os 16.163 médicos associados à Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde em 2008 revelou que 43% de todos os partos realizados no país são cesarianos. Na rede de assistência suplementar o número de cesarianas representa 80% do total de partos. Os índices são muito superiores ao que é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 15%. 

A coleta de dados para a pesquisa vai ser feita via internet, durante dois meses, entre obstetras e ginecologistas associados à Febrasgo, em todo o país. Os participantes fornecerão informações sobre tópicos diversos, entre os quais a posição assumida diante do alto índice de partos cesarianos e o quanto o pagamento pelo procedimento intervém por esta opção. Os dados serão consolidados e comporão um relatório que deve ser concluído até o mês de setembro.


Segundo o coordenador da comissão José Fernando Maia Vinagre, “há indícios de que o elevado número de cesarianas esteja relacionado com remuneração, agenda profissional, planejamento hospitalar, estrutura de atendimento, desinformação e a alguns outros fatores”.

- A pesquisa verificará se estes indícios correspondem à realidade e qual é o peso de cada fator no momento da escolha pelo tipo de parto.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128792/visualizar/