Em três representações, a Procuradoria Geral Eleitoral recomendou a aplicação de multa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, por propaganda antecipada em eventos no dia 1º de Maio.

As recomendações da procuradoria foram entregues ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira. Na quinta-feira, a AGU (Advocacia-Geral da União) entregou ao tribunal a defesa de Lula negando que tenha feito propaganda.

Segundo a AGU, Lula afirma que não houve propaganda porque não pediu votos expressamente. Já a procuradoria eleitoral entendeu que houve propaganda. A multa varia de R$ 5.000 a R$ 25 mil.

O DEM apresentou três representações contra Lula por conta de eventos organizados por centrais sindicais em São Paulo. A Força Sindical e ao seu presidente, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) também devem pagar a multa, segundo a procuradoria.

Duas das representações estão com o ministro Joelson Dias e uma com o ministro Henrique Neves.

Lula já foi multado quatro vezes pelo TSE por propaganda antecipada e Dilma, duas. Sexta-feira passada, a procuradoria eleitoral recomendou multa aos dois por causa do programa partidário do PT exibido no dia 13 de maio.

Em um evento montado pela Força Sindical no 1º de Maio, Lula fez uma menção indireta à pré-candidata. "Vocês sabem quem eu quero", disse ele.

Já, em São Bernardo do Campo, para um público estimado de 80 mil pessoas, Lula deu a receita para que seu governo tivesse sequência: "Para que continue, todos vocês sabem o que têm que fazer."

Na festa da CUT, Lula disse que não poderia falar sobre eleições. No entanto, Lula defendeu a continuidade de seu governo. "Não é possível resolver o problema de 500 anos em oito. É preciso um sequenciamento. Dilma, você ouviu o que eu disse? Sequenciamento..." Neste caso, a procuradoria afirma que não Dilma não deve ser multada.

Naquele dia, Lula e Dilma também participaram da festa das centrais UGT, Nova Central e CTB. No entanto, DEM não entrou com uma representação, porque não teve acesso ao vídeo do evento.