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Economia
Segunda - 31 de Maio de 2010 às 14:10
Por: Marcel Gugoni

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Capital baiana foi a que teve maior queda nos preços dos aparelhos
Capital baiana foi a que teve maior queda nos preços dos aparelhos
O telefone celular está entre os presentes com a maior queda de preços para o Dia dos Namorados. Pesquisa realizada em sete capitais do país mostra que o custo dos aparelhos caiu, em média, 9,01% nos últimos 12 meses no país.

 

O levantamento, realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgado nesta segunda-feira (31), levou em conta o preço dos produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife.

O economista André Braz explica que os aparelhos de celular apresentaram essas variações devido ao movimento comum de substituição de tecnologias.

- O celular é um tipo de produto com lançamentos um atrás do outro. Sempre chegam novos, e os antigos continuam no mercado, com preços menores. Isso é resultado da evolução tecnológica.

A capital baiana foi a que teve maior queda no preço dos aparelhos (-18,36%), seguida por Brasília (-17,90%), Porto Alegre (-11,41%), São Paulo, (-8,92%), Rio de Janeiro (-8,09%), Belo Horizonte (- 7,64%) e Recife (-7,03%).

- O celular, quando comparado com outros produtos, tem um valor mais elevado. O fato de ele ter ficado mais barato não quer dizer que todo mundo vai comprar um para dar de presente. Ele ainda é um produto caro se comparado com flores, bombons, sapatos. Há quem não consiga dar um celular para a namorada.

Show e hotel mais caro

Na média do país, entre os produtos que tiveram as maiores altas estão os arranjos de flores e plantas (15,17%), as entradas para show (13,03%), os cintos e bolsas (7,09%), as refeições em restaurante (6,38%) e as sandálias, sapatos e vestidos (que subiram 5,58%, 5,54% e 5,52%, respectivamente). Os que ficaram mais baratos foram os celulares (-9,01%) e dos agasalhos (-4,87%).

No acumulado de 12 meses entre 2008 e 2009, os maiores aumentos haviam sido das diárias de hotel (11,92%), das entradas para teatro (11,77%), das bijuterias (10,88%) e dos cintos e bolsas (10,09%).

- O destaque que a pesquisa mostra é a variação nos preços dos restaurantes e hotéis, que ficaram mais caros. A situação econômica melhorou, há mais emprego e a renda subiu. Com isso, a gente passa a comer fora, sair mais, e acabam aparecendo nos preços.

Segundo o economista, o aumento no consumo pode elevar os preços até o fim do ano, mas, até agora, esses aumentos ficaram abaixo da inflação. Ele diz que, em termos reais, não houve alta de preços nos últimos 12 meses.

Veja como variou o preço dos presentes
Preços de ingressos de shows, flores, cintos, bolsas e restaurantes tiveram os maiores aumentos nos últimos doze meses

Produtos 2008-2009 2009-2010
Variação dos preços (em %) 5,55 4,72
Flores e plantas naturais   7,96 15,17
Aparelho telefônico celular  -11,60 -9,01
Refeição em restaurante  8,35 6,38
Perfume  3,28 0,52
Bombom e chocolate  7,05 4,30
Hotel  11,92 5,04
Artigo de maquilagem  -0,62 5,17
Cinema  1,78 2,85
Show musical   10,21 13,03
Teatro  11,77 0,78
Blusa feminina   6,37 2,53
Calça comprida feminina   2,74 4,70
Roupa íntima feminina  0,08 0,91
Roupa feminina para prática esportiva  -3,90 1,98
Agasalho feminino  -2,46 -4,87
Vestido e saia  4,31 5,52
Sandália feminina  -3,62 5,58
Tênis feminino  -5,77 1,08
Sapato feminino  1,20 5,54
Bijuterias em geral   10,88 4,74
Relógio  6,36 0,68
Cinto e bolsa  10,09 7,09

Fonte: FGV





Fonte: do R7

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