Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 30 de Maio de 2010 às 08:05

    Imprimir


A Aliança de Controle do Tabagismo – ACT comemora o Dia Mundial Sem Tabaco com a exposição “Quem não fuma não é obrigado a fumar”, no Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, de 31 de maio a 2 de junho, das 9h às 18h.

O tema da mostra é o título da campanha publicitária da ACT em parceria com o Instituto Nacional do Câncer e financiada pela World Lung Foundation. Criada pela Euro RSCG Contemporânea e produzida pela Kombat, a campanha foi testada por meio de grupos focais e aborda os males causados à saúde pelo fumo passivo nos ambientes de lazer, como bares e restaurantes, e não apenas a seus freqüentadores, mas especialmente aos trabalhadores desses locais.

A campanha conta com peças como um filme de 30 segundos, spot para rádio, cartazes, folhetos, outdoor e busdoor, além de um hotsite:   www.brasil.livredefumo.org.br

Também serão exibidos vídeos desta e de outras campanhas, como a “Diga Não à Propaganda de Cigarro!”, também da ACT, dirigida pelos cineastas Adriana Dutra e Tuco,   além de material de contra-propaganda de cigarros  e material promocional. Este material pode ser acessado em www.propagandasemcigarro.org.br

A iniciativa é para chamar a atenção da opinião pública e dos legisladores sobre a necessidade de aprovação do Projeto de Lei 315/08, que modifica a lei federal 9294/96, criando ambientes 100% livres de fumo em todo o país.  A lei federal 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes fechados, mas cria exceção para os fumódromos, está defasada perante a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT).  Em março, o PL 315/08 foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e aguarda votação da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

“O PL 315/08 está tramitando no Congresso Nacional há anos. Apesar de todas as pesquisas de opinião pública sempre mostrarem o apoio maciço da população aos ambientes 100% livres de fumo, esse projeto causa polêmica e demora demais para ser aprovado. Parece que os legisladores não querem ouvir a voz da população e preferem privilegiar os interesses da indústria do tabaco”, diz Paula Johns, diretora-executiva da ACT.

PUBLICAÇÕES SOBRE TABACO E GÊNERO

Além da exposição em Brasília, a ACT também está lançando no Dia Mundial Sem Tabaco duas publicações sobre tabagismo e gênero, frutos de pesquisas realizadas após um seminário promovido em março de 2009, cujo objetivo foi dar início a uma discussão mais aprofundada sobre tabaco e gênero no Brasil.  

A primeira, que será publicada na íntegra, intitula-se  “Pesquisa Gênero e Tabaco: As mulheres e o tabagismo – uma nova questão da agenda feminista” e foi feita pelo Coletivo Feminino Plural/Rede Feminista de Saúde. 

A outra chama-se “Tabaco e Gênero no Brasil: Diferentes Olhares” e traz um resumo de quatro delas: As Mulheres e o Tabagismo - Uma Nova Questão na Agenda Feminista, do Coletivo Feminino Plural; A Situação dos Direitos Humanos das Mulheres Fumicultoras no Estado do Rio Grande do Sul, de Fernanda Castro Fernandes; Levantamento das Condições Socioeconômica, Cultural e Ambiental Geral de Mulheres Fumantes em Situação de Vulnerabilidade Social do Município de Teresina-PI, do GEMDAC - Gênero, Mulher, Desenvolvimento e Ação; e Jovens Infratoras: Comportamento de Risco e Tabagismo, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania – ITTC.       

Este ano, a Organização Mundial da Saúde escolheu o tema “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres” para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco. As ações, em todo o mundo, são voltadas às mulheres, buscando protegê-las das estratégias de marketing da indústria do tabaco, que visa aumentar a comercialização de seus produtos entre o sexo feminino.   

Para ler as pesquisas na íntegra, acesse www.actbr.org.br/Biblioteca/publicacoes






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130032/visualizar/