Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 25 de Maio de 2010 às 07:46

    Imprimir


Divulgação
É boa a oferta de emprego no setor ferroviário, que gerou no ano passado 36 mil vagas diretas e indiretas, número que deve chegar a 40 mil este ano. As empresas do ramo se adaptam à realidade e estão formando seus próprios maquinistas.

Em 2009, a carga levada pelos trilhos de todo o país chegou a 400 milhões de toneladas. Este ano deve passar de 450 milhões de toneladas. Esse crescimento cria mais empregos. Só numa empresa são 700 vagas.

No Paraná, por exemplo, a empresa está em busca de 80 maquinistas. A atividade que parecia em baixa agora atrai jovens para um salário inicial de R$ 1,3 mil, mais benefícios.

Treinamento
Para conduzir uma locomotiva é preciso um treinamento intenso, que dura em média um ano e meio entre aulas teóricas e práticas. Só então o maquinista está formado.

E tem muita gente de olho em uma destas vagas. Caso de Luiz Fernando Macedo. Vindo de uma família de ferroviários, ele segue os trilhos da profissão. Além das aulas teóricas, foram 300 horas de instruções com maquinistas experientes. Agora faz viagens até a cidade de Ponta Grossa, a 100 km de Curitiba.

"Meu avô foi ferroviário, meu pai é, meus dois irmãos são maquinistas. A vida deles me interessou. Conduzir um trem de 90 vagões, de 1.300 metros, não tem uma sensação maior que esta”, afirma.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130826/visualizar/