Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 02:42

    Imprimir


Pessoas inseridas em todos os grupos prioritários podem ainda procurar postos e tomar vacinas
Pessoas inseridas em todos os grupos prioritários podem ainda procurar postos e tomar vacinas

A uma semana do término da campanha nacional de vacinação contra a gripe suína, a gripe A, o Estado não atingiu sequer 50% da meta estabelecida entre os diversos grupos prioritários de imunização.

Pouco mais de 45% do total de 1.498.974 alvos a serem atingidos em Mato Grosso tomaram a dose contra a influenza A (H1N1), o que representa 679.342 imunizados. A campanha termina no próximo dia 21, sexta-feira.

O grupo que tem o menor alcance de vacinação é o de portadores de doenças crônicas menores de 60 anos. De um total de 210.102 doses como meta, apenas 49,58% foram aplicadas, o que representa 104.167 atingidos.

Porém, Mato Grosso pode estar inserido no grupo de estados que deve ter o período de vacinação prolongado, como havia declarado o ministro João Gomes Temporão há alguns dias. Além do Estado, Bahia, Amazonas e Roraima devem prorrogar o período de vacinação, mas sem data ainda prevista.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a decisão de prolongar a imunização é do Ministério da Saúde e, até o momento, nenhum comunicado foi feito oficialmente ao Estado sobre um novo calendário.

No momento está em andamento a imunização do quinto e último grupo prioritário, de jovens entre 30 e 39 anos. Porém, todos aqueles demais alvos – crianças de 6 meses a dois anos de idade, idosos, portadores de doenças crônicas, jovens entre 20 e 29 anos, indígenas e gestantes – que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde públicos. E os bebês que já tomaram a primeira fração da dose devem retornar às unidades para receber a segunda e última. A contra-indicação da vacina é apenas para pessoas que têm intolerância a ovo.

SAZONAL - O balanço parcial da SES indica a vacinação de 77.358 idosos de Mato Grosso com 60 anos ou mais contra a gripe sazonal, também chamada de comum. Isso representa um percentual de 34,38% da meta populacional a ser vacinada, que é de 225.031.

A vacinação específica para o idosos também vai até o dia 21 de maio e todos os postos de saúde do Estado estão com a vacina disponibilizada para esta população.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132471/visualizar/