Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 08 de Maio de 2010 às 14:29

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançaram no sábado, às 09h, em São Bernardo do Campo, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.  Na ocasião, o presidente e a primeira dama, Marisa Letícia, foram vacinados contra a gripe comum.

“Eu acho que todo mundo precisa aproveitar. Não dói, ninguém precisa ficar com medo. Então, todos que estão em casa: levantem e vão ao posto de saúde tomar a vacina contra a gripe, que é muito importante”, afirmou o presidente.

A partir de hoje, todos os idosos das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devem receber a vacina contra gripe comum nos postos da rede pública de Saúde. A 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso marca o início do período de aplicação das doses nessas três regiões, que se estenderá até 21 de maio. Nas regiões Norte e Sul, onde a vacinação começou em 24 de abril, o período de aplicação dessas doses encerra-se hoje. A divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o país, 15 milhões de pessoas, número que representa 80% do público-alvo (19 milhões de idosos). Desse total, 17 milhões residem nas regiões que começam a vacinar neste fim de semana.

“Nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, hoje é o dia da vacinação dos idosos contra a gripe comum. E nas regiões Norte e Sul é o último dia”, lembrou o ministro Temporão. “Ao mesmo tempo, estamos em plena campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Isso demonstra o grande esforço do Brasil, onde já vacinamos cerca de 50 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Isso significa 82% de cobertura dos grupos que até este momento eram alvo da campanha”, disse o ministro.

A abertura dos postos de vacinação neste sábado é um acerto entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). No entanto, a confirmação da abertura dos postos de vacinação, locais e horários de funcionamento é de responsabilidade do gestor local. Alguns municípios avaliarão a necessidade de abrir os postos de vacinação neste sábado, dependendo da cobertura vacinal e estratégia de imunização. Portanto, é fundamental que a população busque essas informações nas secretarias municipais de saúde.

VANTAGENS DA VACINA – A vacina é um dos meios de prevenir a gripe comum e suas complicações na população acima de 60 anos, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, mortes e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Na população idosa as complicações mais freqüentes são as pneumonias, podendo acentuar doenças crônicas (pneumopatias e cardiopatias, renais, hipertensão, diabetes e doenças imunodepressoras, como cânceres e aids).

Desde 1999, o Brasil realiza campanha para a população de 60 anos e mais, entre os meses de abril e maio. Por ser a estação que antecede o inverno, época em que ocorre a maior incidência da doença e um maior número de internações pela gripe. O organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença nos dois meses após a vacinação, o que coincide com o inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Assim, a vacinação no outono assegura maior proteção na época de maior risco de contrair a doença.

GRIPE H1N1 – É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Eles receberão a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro. Na próxima segunda-feira, terá início a quinta etapa da imunização contra a gripe H1N1, destinada para a população de 30 a 39 anos de idade. Estima-se que este grupo chegue a 30 milhões de pessoas, segundo informação populacional do IBGE. Este grupo poderá se vacinar até 21 de maio, em todo o país.

Contra a gripe H1N1, até agora, 50 milhões de doses foram aplicadas em todo o país. O grupo de trabalhadores de saúde alcançou 100% de cobertura, com 2,7 milhões imunizados. O mesmo para as crianças de seis meses a menores de 2 anos, com 4,5 milhões de doses aplicadas. Dentre os jovens de 20 a 29 já foram vacinados 24,7 milhões (70,4%). As gestantes já somam 1,9 milhões de imunizadas (63%). Os doentes crônicos de todas as faixas etárias alcançaram a marca de 14,7 milhões de vacinados (80%). A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo.

“Entretanto, dois grupos populacionais ainda merecem a nossa atenção: as gestantes e a turma de 20 a 29 anos. Quanto ao primeiro, é muito importante que a mulher, em qualquer fase da gestação, procure um posto para proteger a si e ao bebê. A vacina é absolutamente segura. E quanto aos de 20 a 29 anos, já alcançamos 70% de cobertura, mas isso ainda não é o suficiente”, disse o ministro.

Em 2010, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%.

No ano passado, de 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). E, finalmente, os adultos entre 30 e 39 anos, que representam a maior parcela de mortes – 22% do total.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/133309/visualizar/